terça-feira, 28 de abril de 2009

AMMUNA (1550 – 1530 a.C.)

Ammuna, rei dos hititas, governou o país durante cerca de 20 anos após assassinar ao seu antecessor e pai, Zidanta I. Casado com Tawanna, seus filhos foram Tittiya, Hantili e Huzziya que o sucedeu matando estes seus irmãos. Outros filhos não nomeados de Ammuna apoiaram a revolta de Huzziya e permaneceram durante seu reinado. Abaixo, machado de Ammuna cuja inscrição reza: “o Tabarna (Grande Rei) Ammuna. Aquele que modifica a verdade da palavra morrerá.”


Estas desordens dinásticas, unidas a uma grave seca, debilitaram muito o Reino e permitiram aos seus vizinhos, sobretudo na Anatólia ocidental, pegarem em armas contra os hititas, o que provocou a rebelião de algumas das cidades conquistadas pelos seus antecessores, como Tipiya, Hapisna, Parduwata ou Hahha, o que possivelmente privou os hititas das rotas para a Síria. Uma crônica fragmentária do reino de Ammuna é conhecida. Os anais parecem indicar que Ammuna com sucesso pilhou Nesha, mas teve que lutar contra ela logo depois. Ele também parece ter lutado contra a cidade de Šattiwara, a Terra do Rio Hulanna e a cidade de Šuluki. Zalpa também é mencionada, como é Purušhanda, que poderia ter estado no lado de Ammuna. Esses são todos presumivelmente localizados nas terras principais dos Hititas, que dá crédito ao retrato de Telipinu sobre a fraqueza da monarquia hitita durante o reino de Ammuna. Ele perdeu Arzawa (= Luvia), Pala e Kizzuwatna (= Adaniya = Cilícia). O Édito de Telipinu diz sobre seu governo: "Ammuna se tornou rei. Mas os deuses reclamados pelo sangue de seu pai Zidanta. E em suas mãos grãos, vinha, bovinos, ovinos não prosperaram. Se perdiam sob a sua mão" (§ 20) Abaixo, o Império Hitita no tempo de Ammuna.

À sua morte, provavelmente devido a causas naturais, sucedeu-o Huzziya I. A sua morte é explicitamente mencionada, mas não é especificada como se deu. Ele teve uma família numerosa, portanto, como Hantili I antes dele, poderia ter morrido de velhice. Esta idéia é, além disso, apoiada pelo fato de que seu filho, Huzziya, foi capaz da execução uma série de assassinatos no momento da morte iminente de Ammuna que assegurou a sua acessão ao trono.

REFERÊNCIAS:
http://gl.wikipedia.org/wiki/Ammunas_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Empire.htm#ammuna
http://www.cervantesvirtual.com/portal/Antigua/hatti_textos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário