sexta-feira, 11 de setembro de 2009

MURSILI III (1261 - 1264 a.C.)

Mursili III ou Urhi-Teshup foi filho de Muwatalli II e de uma esposa de segundo grau. A morte de Muwattalli sem um herdeiro designado causa certa perturbação na corte hitita e o fato de Urhi-Teshup não ser descendente da esposa principal criou embaraços para sua ascensão ao trono.
Só a ajuda do rei da Hakpis, Hattusili (o futuro Hattusili III), seu tio, abriu o caminho para a entronização que ocorreu em Tarhuntassa sob o nome de Mursili III (embora usasse também seu nome anterior em atos oficiais). Um acordo entre os dois líderes foi firmado, pelo qual o reino de Hakpis permanecia nas mãos de Hattusili.
Durante seu reinado Hattusili reconquistou Nerik, a cidade sagrada do deus da tempestade, depois de tanto tempo nas mãos dos kaskas. O território conquistado incluía as cidades de Nera e Hastira.
A partir de Nerik (ao lado ruínas de Nerik) conseguiu dominar os territórios da montanha Haharwa e a cidade de Marasantiya. Mursili III não demorou a retornar a sede do império para Hatusa. De pronto ocorreu um confronto com Hattusili que acusou a seu sobrinho de apoderar-se de territórios que ele havia repovoado (Pala e Tummanna) e de Samuha, e de levar a habitantes do reino de Hakpis para os territórios dominados por Mursili. Segundo os relatos de Hattusili a situação durou sete anos e ele afirma a ter aguentado em respeito ao seu irmão (Muwatalli), mas quando Mursili III tentou incorporar as cidades de Hakpis e Nerik ao reino hitita e tirar-lhes de Hattusili, o que de fato equivalia a eliminar seu reino, o velho Hattusili reagiu e sublevou-se; encomendou-se a sua deusa habitual, Saushka e ao deus das tempestades de Nerik (cujo culto fora restabelecido e transferido em Hakpis) e começou a guerra entre os hititas.
Sippa-Ziti, filho de Arma-Tarhunta (filho de Zida, o irmão de Shuppiluliuma I) o antigo rival de Hattusili, foi nomeado comandante do exército do Grande Rei nas Terras Altas Hititas. Ao lado, imagem de guerreiro hitita. A guerra civil instalou uma divisão entre os hititas e seus vassalos e aliados. Masturi, rei de Seha, foi aliado de Hattusili, que também teve a ajuda de Ulmi-Tesup (Kurunta), meio-irmão de Mursili III e que tinha sido criado por Hattusili. Mira, Kuwaliya, e Ahhiyawa seriam aliados de Mursili. Boa parte dos kaskas apoiaram a Hattusili. Mursili III enviou um homem chamado Rime-Teshup ao oeste para buscar o máximo de ajuda, mas em geral a parte ocidental serviu de pouca ajuda para Mursili; Millawanda provavelmente ficou inativa e Ahhiyawa, ao não receber a ajuda de suas cidades, não pode dar nenhuma ajuda ao rei hitita.
Sippa-Ziti teve problemas, provavelmente ficou cercado em Hallawa tendo que pedir a Mursili para que fosse resgatá-lo. O Rei enviou um homem chamado Anani-Piya. Ocorreram combates em Kusuriya e deu-se uma batalha de carros na qual participou o governador da região do rio vermelho que provavelmente mudou de lado. Abaixo selo real de Mursili III com seu nome de nascimento (Urhi-Teshup) e o de sua rainha (Tanu-Hepa).


Os fatos não se conhecem com clareza, mas do relato de Hattusili vê-se que Mursili foi abandonado por alguns de seus aliados e esteve em posição defensiva. Na parte final da guerra, Mursili estava em Marasantiya e teve que fugir de lá indo em direção a Samuha, onde Hattusili o perseguiu. Uns traidores ofereceram matar Mursili, mas Hattusili rejeitou a oferta e avançou em direção a Samuha, mas com certeza Mursili já havia sido feito prisioneiro pelos seus próprios homens quando Hattusili chegou, e foi entregue ao tio, que então foi reconhecido como o Grande Rei de Hati (Hattusili III).
Mursili III foi libertado e recebeu o governo de umas cidades fortificadas em Nuhase. Sua descendência foi privada dos seus direitos ao trono. Mursili III planejou fugir a Babilônia, mas Hattusili percebeu seu intento e desterrou-o provavelmente a Alashiya, de onde escapou e fugiu ao Egito. As relações entre Hattusili e Egito, que seriam inicialmente boas, deterioraram-se quando Ramsés II se negou a extraditar a Mursili III, o qual, por fim, morreu no Egito.

REFERÊNCIAS:
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history/Middle+Late+Empire.htm#Mursili3
http://gl.wikipedia.org/wiki/Mursilis_III

Nenhum comentário:

Postar um comentário