sábado, 5 de setembro de 2009

MURSILI II (1317 – 1293 a.C.) – Parte 2

No quarto ano de seu reinado, Mursilis atacou Puranda. Tapalazunawali decidiu sair e batalhar, mas o ataque foi repelido pelos hititas; o cerco retomou-se e cortou-se os fornecimentos de água. Tapalazunawali fugiu com seu filho e alguns seguidores. Mursili enviou tropas para persegui-lo. Tapalazunawali conseguiu escapar chegando a Ahhiyawa, mas o seu filho e outros companheiros foram capturados. Com seu líder ausente e sem água, Puranda se rendeu. Outra vez os Anais de Mursili relatam a quantia de 15.500 prisioneiros civis. Mursili pediu a extradição de Tapalazunawali e o rei de Ahhiyawa concede-a imediatamente junto com os dois civis que os acompanhavam, que haviam sido deportados para algum lugar de Hati. Sendo assim, o reino de Arzawa desapareceu. Abaixo, selo cruciforme de Mursili II.

Mursili enviou um exército para destituir a Manapa-Tarhunta de Seha, devido a sua traição. Manapa-Tarhunta pediu primeiro que não o matasse e que o reconhecesse como vassalo, mas Mursili recusou. Então o Rei de Seha enviou a sua mãe e os anciãos da família a implorar-lhe que aceitasse a Manapa como vassalo. A mãe de Manapa se prostrou aos pés do Rei Mursili que por fim acabou concordando. Então Seha e Appawiya ficaram sob o governo de Manapa-Tarhunta I e este como vassalo dos hititas. Em seguida Mursil foi a Mira, onde instalou a Mashwiluwa como rei de toda a Mira e Kuwaliya e fortificou as cidades de Arsani, Sarawa e Impanna, deixando no país uma guarda pessoal de 600 homens. Em Hapalla o reino foi dado a Targasnalli e estabeleceram-se guarnições hititas (ao lado, soldados hititas) na região.
Com Wilusa (Trôade) fez um tratado com o governante Alaksandu (Alexandre) que havia sido adotado como sucessor por Kukkuni.
No quinto ano, Mursili voltou ao norte contra os kaskas na região do monte Asharpaya; os kaskas dominavam os caminhos que levavam à região de Pala e seguramente também de Tummanna. O rei foi para estas regiões e expulsou os kaskas que controlavam os caminhos e perseguiu-os para o leste, até a terra de Samuha, até a cidade de Ziulila. De lá atacou Arawanna, cujos habitantes atacaram a terra de Kasiya. Vitorioso, Mursili retornou à capital. No sexto ano foi contra os kaskas do monte Tarikarimu à terra de Zihhariya, e assolou o país. Esta campanha foi provavelmente curta.
Ao sétimo ano os anais não são totalmente legíveis: fala-se do Egito e do rei Tette de Nuhase que se sublevou contra os hititas, aliado com Enurta de Barga, provavelmente instigados pela Assíria segundo se soube mais tarde. Abi-Radda, um pretendente ao governo de Barga, com a ajuda hitita enfrentou Enurta. Acredita-se que Kadesh também se sublevou e provavelmente aliando-se ao Egito. Mursili enviou um oficial chamado Kantuzzili à corte de seu irmão Sarria-Kusuh de Carquemis com o pedido de atacar Nuhase. Mursili disse que iria para a área, se o faraó do Egito, também fosse, mas o rei do Egito foi derrotado por alguém que não se menciona e não foi. Sarri-Kusuh derrotou a Nuhase e a situação se estabilizou.
Enquanto se passava isso, no país dos Kaskas um chefe chamado Pihhuniya da terra de Tipiya, unificou as tribos kaskas e se proclamou rei. Pihhuniya iniciou os ataques com os quais conseguiu o domínio da região conhecida como Terra Alta Hitita (região montanhosa ao leste de Hatusa) e da cidade de Istitina que para o pastoreio dos rebanhos dos kaskas. Mursili exigiu ao Rei kaska a evacuação dos territórios ocupados, mas não foi atendido. Mursili foi para Terra Alta e atacou Pihhuniya expulsando-o de lá e recuperando os territórios conquistados. Os kaskas retiraram-se devastando cidades e campos, mas Mursili pacientemente reconstruiu os lugares asolados. O rei chegou a Tipiya, cidade dos kaskas, que a queimou. Pihhuniya se humilhou prostrando-se aos pés do Grande Rei e foi levado para a Hatusa desconhecendo-se sua sorte final. Foi o único rei conhecido dos kaskas.

REFERÊNCIAS:

http://www.hittites.info/history.aspx?text=history/Early+Late+Empire.htm#Mursili2
http://gl.wikipedia.org/wiki/Mursilis_II
http://es.wikipedia.org/wiki/Mursil_II
http://ca.wikipedia.org/wiki/Mursilis_II


Nenhum comentário:

Postar um comentário