terça-feira, 4 de agosto de 2009

SHUPPILULIUMA I (1344?-1320 a.C.) - Parte 3

Na Segunda Campanha Síria, o primeira grande território que conquista é Nuhase (ou Nuhassi) que tinha vários reis sendo dois conhecidos: Sharrupshi e Addu-Nirari. Um era vassalo de Mitani e o outro, Addu-Nirari, era vassalo dos egípcios. Ao lado, ilustração de guerreiro hitita. Sharrupshi se sente ameaçado pela chegada de Tushratta e rebela-se contra Mitani considerando prudente declarar-se vassalo de Shuppiluliuma, que já aproximava-se de suas fronteiras. Sharrupshi escreveu a a Shuppiluliuma: “Eu me submeto ao Rei de Hati. Salva-me”. Shuppiluliuma se apodera de Nuhase (ou pelo menos em parte) e expulsa Tushratta de suas possessões. Mas uma vez salvo, por motivos desconhecidos, Sharrupshi separa-se da aliança hitita sendo deposto e a parte do reino que governava foi dada a Takip-Sarri, um rei vassalo dos hititas, que até então era rei de Ukulzat, uma das cidades de Nuhase.

Shuppiluliuma escreveu ao outro rei de Nuhase, Addu-Nirari, requerendo sua submissão. Enquanto Addu-Nirari pede ajuda ao seu suserano, o Faraó, se alia a Itur-Addu, rei de Mukish (Alalakh) e Aki-Teshup, rei de Niya, e juntos atacam Ugarit, cujo rei Niqm-Addu II, não se havia unido a coalizão anti-hitita (em uma carta o Rei hitita requer que não lhe seja hostil, porém evita utilizar a palavra submissão).

Shuppiluliuma ocupa Khalap, que havia escapado de seu controle durante o ataque de Tushratta, e coloca no trono da Cidade-Estado Telepinu, sumo sacerdote de Kizzuwatna. Este passou a ser conhecido como Telepinu I de Khalap, "o sacerdote". Os ataques contínuos da coalizaão anti-hitita ( Alalakh-Mukish, Niya e Nuhase) sobre Ugarit obrigam o rei Niqm-Addu II a buscar ajuda. Ele se dirige ao rei hitita ofercendo sua submissão. Shuppiluliuma envia tropas que expulsam os atacantes e ao mesmo tempo capturam Alalakh. O rei de Ugarit faz valiosas recompensas aos comandantes hititas que haviam salvado a cidade indo depois a Alalakh concretizar sua submissão pessoal ao Rei hitita. Foi o primeiro vassalo egípcio a mudar de lado. Pouco depois, a Shuppiluliuma se submete o príncipe Takuwa, irmão de Aki-Teshup de Niya, intitulando-se aos hititas como "rei de Niya" que provavelmente governava algum distrito como vassalo de seu irmão. Em represália, Aki-Teshup confisca os territórios que possui e os líderes do reino, Hesmiya, Habahi, Birriya e Nirwabi, vão mobilizar suas forças unindo-se ao rei de Arahati, Akiya, provavelmente destronado em guerra, e juntos conquistam a cidade de Arahati. Esses rei formam uma colalizão anti-hitita. Porém, Shuppiluliuma os derrota fazendo-os prisioneiros, a todos, levando-os posteriromente quando de seu retorno a Hati. Abaixo, ruínas de Ugarit, cidade que se aliou aos hititas.

REFERÊNICAS:
http://ca.wikipedia.org/wiki/Subiluliuma_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Late+Empire.htm#Suppiluliuma1

Nenhum comentário:

Postar um comentário