sexta-feira, 10 de abril de 2009

OS REIS DE HATI

Antes dos Hititas, os Hatitas dominaram as terras da Anatólia central (chamadas Hati) e tiveram seus reis. Abaixo, o disco hatita do Sol no Museu de Civilizações Anatólicas de Ankara, Turquia.



PAMBA (cerca de 23º/22º séculoS a.C.)

Pamba é o nome de um rei de Hati entre 22º e 23 º século a.C. Pamba é o nome mencionado em um relatório de Naram-Suen de Acade quando de uma batalha contra uma aliança de 17 reis, incluindo Pamba, rei dos Hatitas, e Zipani, rei de Kanesh (atual Kültepe). O texto é o mais antigo a mencionar o povo de Hati e chegou até nós uma cópia desse relatório de cerca de. 1400 a.C., quase um milênio mais tarde. Abaixo, ruínas de Kanesh.

HURMELI (c.- 1845?)
Rei de Kanesh. Seu título é rubâ'um que é equivalente a rei. Seu nome é hatita e significa “Homem de Hur(a)ma”. Seus oficiais foram Halkiashu e Harpatiwa que são designados como rabi simmiltim. O rabi simmiltim é o oficial principal cujo nome ocorre ao lado do soberano de Kanesh nos tabletes de Kültepe (a antiga Kanesh). A posição pode ser exercida pelo filho de um soberano. O título literalmente significa "o Chefe da Escadaria". A corte real permanecia junto à escadaria do palácio, portanto "o Chefe da Corte" é uma tradução mais significativa. Há indícios de que Harpatiwa parece ter governado independente de Hurmeli, mas não com o título de rubâ'um. Os indícios históricos mencionam como reis hatitas de Kanesh durante a Idade Média do Bronze na Anatólia (séculos XIX-XVII a.C.): Inar, cujo o rabi simmiltim foi Shamnuman e Warshama, filho de Inar.

ANUM- HERWA (séculos XVIII-XVII a.C.)

Anum-Herwa aparece como o Rei de Zalwar em anos 4º e 5º de Zimri-Lim, rei de Mari e como o Rei de Hashshum em anos 7º e 8º de Zimri-Lim. Anum-Herwa começou a sua carreira como um vassalo de Yarim-Lim de Yamhad e enfim tornou-se importante príncipe anatólio depois de tomar controle de Hashshum no sétimo ano do reinado de Zimri-Lim. Anum-Herwa ainda pode ter estado no seu trono já no período de vida de de Anitta, ancestral dos reis hititas.

PIYUSTI ( 17º século a.C.)

Piyusti ou Piyušti foi rei de Hatusa no 17º século a.C. Ele é mencionado no texto de Anitta como tendo sido derrotado por este em pelo menos duas ocasiões. Na primeira, no primeiro ano de Anitta, que aparentemente derrotou-o em batalha, mas não pode eliminá-lo. No segundo encontro, Piyusti e as suas tropas auxiliares foram derrotados na cidade de Shalampa. Piyusti retirou-se e fortificou Hatusa. Depois, Anitta foi capaz de assaltar a cidade de Hatusa à noite depois que os seus defensores foram enfraquecidos pela fome. Anitta destruiu completamente Hatusa e certamente Piyusti nesse episódio pereceu. Abaixo, mapa das principais cidades hatitas, posteriormente hititas, e nele se vê a importância da cidade de Kanesh como ponto de ligação entre várias cidades da Anatólia.

REFERÊNCIAS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pamba_(king)
http://ancient-anatolia.blogspot.com/2006/09/hattians-first-civilization-in-anatolia.html
br.geocities.com/jazaupa/01zin9.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Piyusti
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fHattic.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário