sexta-feira, 1 de maio de 2009

TAHURWAILI (c.1480?)

No Édito de Telipinu, aparece um certo Tahurwaili que assassinou a Tittiya, filho do rei hitita Ammuna para ajudar a Huzziya I a apossar-se do trono quando da morte de Ammuna; posteriormente, quando Huzziya perdeu o trono para Telipinu, este Tahurwaili teve que se exilar. Alguns historiadores identificam o Tahurwaili colaborador de Huzziya com rei que teria assassinado Alluwamna ou sucedido a Hantili II, ainda que sem evidências que corroborem a identificação. Se for a mesma pessoa, Tahurwaili teria cerca de 70 anos quando se tornou rei, o que explicaria seu curto reinado.
Tahurwaili, primo de Telipinu, foi sucessor de Hantili II. Como um primo de primeiro grau de Telipinu, ele deve ter sido o filho de um de irmãos do Rei Ammuna. Ele seria um descendente masculino direto de Zidanta I, usurpador, tendo o seu sangue real se originado da esposa de Zidanta. Alguns especialistas acreditam que sucedeu Telipinu, porém é mais provável que tenha sucedido a Hantili, que morreu sem descendência, e Tahurwaili, após uma série de assassinatos na família real, tenha-se tornado um dos possíveis sucessores.
Ele tinha o título de Labarna, grande rei, e o título de rei de Hati. Do seu reinado foi preservado um acordo com Eheya, rei de Kizzuwatna, semelhante em termos acordados entre as Hantili II e Paddatishu. Foi sucedido por Zidanta II, possível sobrinho Hantili II.

REFERÊNCIAS:
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fMiddle+Empire.htm#Tahurwaili
http://ca.wikipedia.org/wiki/Tahurwailis

Nenhum comentário:

Postar um comentário