sábado, 11 de abril de 2009

OS SUCESSORES DE ANITTA (século XVII a.C.)

Os indícios históricos não asseguram quem sucedeu de fato o Rei Anitta de Kussara. Há informes que mencionam os nomes que seguem entre Anitta e Lubarna I, bem como de reis coevos de outras localidades.

PERUWA
Embora seja filho de Anitta, não é sabido se tornou-se rei ou não. Ele é referido como rabi simmiltim (chefe da Corte) sob o reino de Anitta.

ZUZZU
Ele é referido como rubâ'um(?), rubâ'um GAL, Grande Rei de Alahzina. Seu selo real tinha um touro no meio. Seu oficial (rabi simmiltim) era Ishtar-ibra. No fim do reino de Zuzzu, Kanesh foi destruída por um rei de Shalatiwara. Isso representa o fim das colônias comerciais assírias. Hatusa ascende como principal cidade da Anatólia, embora a Kanesh restaurada mantenha sua importância.
Abaixo, sítio arqueológico de Kanesh, atual Kupelte, Turquia.



HUZZIYA
Um Huzziya é mencionado no selo cruciforme de Mursili II antes de Labarna I e dá-lhe o título "Grande Rei". Talvez seja Huzziya, o rei de Zalpuwa, derrotado por Anitta.

TUDHALIYA I
Tudhaliya é um hipotético rei do pré-império dos Hititas. Ele teria reinado até o final do 17º século a.C. O estudioso Massimo Forlanini conjectura que este rei corresponde ao bisavô de Hattusili I. Hatusa era possivelmente a capital hitita durante o seu possível reinado.
Um Tudhaliya aparece na corte de Zuzzu como "Copeiro Principal" (em assírio, rab saq ē ; em hitita GAL LÚSAGI), uma alta posição, não-militar, provavelmente ocupada por membros da família real. Cronologicamente, isto pode fazer Tudhaliya ser enumerado como o pai de PU-Sarruma. Nesse caso então temos uma conexão vital entre o período colonial assírio e o período hitita.

PU-SARRUMA
PU-Sarruma (PU-LUGAL-ma, mPU-Šàr-(r ù)-ma, possivelmente representando Hishmi-Sharruma), é um hipotético rei do pré-império dos Hititas. A conjectura foi feita por Emil Forrer e não é comumente aceita. Hishmi-Sharruma corresponderia ao avô de Hattusili I e o pai de Labarna I e Papahdilmah, mencionado (mas não nominalmente) por Hattusili I. Ele teria reinado aproximadamente 1700 antes de Cristo.


REFERÊNCIAS:
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fHattic.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Tudhaliya
http://en.wikipedia.org/wiki/PU-Sarruma

Nenhum comentário:

Postar um comentário