segunda-feira, 13 de julho de 2009

SHUPPILULIUMA I (1344?-1320 a.C.) - Parte 2

Depois de estabelecer a suserania hitita no oeste, a nova campanha de Shuppiluliuma I foi contra Armatana, reino da região do alto Eufrates, em que foi vitorioso. Morta a rainha-mãe Tadu-Hepa, sua esposa tornou-se a Grande Rainha após cerca de três anos de reinado. Neste momento o seu filho mais velho Arnuwanda II também foi nomeado príncipe herdeiro e o segundo filho, Telepinu, foi nomeado sumo sacerdote de Kizzuwatna. A posição do sacerdote de Kizzuwatna implicava especial fidelidade em seguir a política real, mitigar complôs e numerosas obrigações religiosas.
Enquanto os chamados apiru se expandem sobre Amurru (a Síria sob domínio egípcio), Shuppiluliuma, tendo se fortalecido nas fronteiras norte e oeste, se volta para o leste. Assina um tratado com Artatama II, que governava a parte oriental de Mitani como Rei dos Hurritas. Já Tushratta , que reina na parte ocidental, é designado como Rei de Mitani. Com a aliança entre Shuppiluliuma e Artatama, Tushratta encontra-se cercado por inimigos. Abaixo, tratado entre Tushratta e Saustatar, rei de Nuzi.


Fortalecido pelo tratado, Shuppiluliuma começou a atacar Isuwa, país vassalo de Tushratta e de onde tinham sido expulsos os exércitos hititas no tempo de Tudhaliya III, pai de Shuppiluliuma. A campanha não foi bem sucedida e o Rei só pode saquear as terras de Isuwa a oeste do Eufrates. Não podendo progredir mais para o leste, avançou para o sul e atacou território do Mitani na Síria. É a chamada Primeira Campanha Síria. Shuppiluliuma avançou, ao que parece, até as montanhas do Líbano, penetrando além dos domínios hurritas, isto é, em território egípcio. Isso fez com que rei de Biblos, Rib-Haddar, alertasse a corte egípcia, não obstante as boas relações entre Egito e Hati. Mitani, por sua vez, respondeu ao ataque hitita pilhando as terras a oeste do Eufrates que haviam caído nas mãos hititas. Apesar disso, a investida de Shuppiluliuma alarmou seus contemporâneos para o soerguimento militar dos hititas.Abaixo, ilustração de guerreiros mitanitas.



O domínio hitita sobre as regiões sírias conquistadas era intranquilo. Shuppiluliuma I então dirige-se novamente para Síria. Ele cruzou para o leste do rio Eufrates e terminou de conquistar a Isuwa, cuja parte oeste do Eufrates já dominava. Em seguida, ele ocupou Alshe, reino próximo ao lago Van e Kutmar e instala como um príncipe vassalo Antaratli em Alshe, acrescendo-lhe as terras de Kutmar. Essa campanha abriu-lhe o caminho para o distrito Suta que leva diretamente à capital do Mitani, Washukanni. Shuppiluliuma enviou uma mensagem para o Rei Tushratta, o qual decidiu esperar até os hititas chegassem na cidade e não querendo o risco de um confronto em campo aberto. Quando Shuppiluliuma se aproxima, Tushratta foge sem lutar e aparentemente se retira para a Síria, mas o rei hitita não consegue conquistar Washukanni e acabava saqueando o distrito de Suta. Abaixo, exército hitita saindo com espólios de uma cidade saqueada.

Tushratta, estando na Síria, promove campanhas contra vassalos desleais ou revoltados. Shuppiluliuma, após devastar Suta, torna a cruzar o Eufrates para perseguir Tushratta na Síria. Nisto, ele percebeu a fragmentação política do país: toda grande cidade, cada vale, ou distrito, tem um capitão, um rei ou um xeque.


REFERÊNICAS:
http://ca.wikipedia.org/wiki/Subiluliuma_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Late+Empire.htm#Suppiluliuma1

Nenhum comentário:

Postar um comentário