quarta-feira, 20 de maio de 2009

HATTUSILI II (1380?-1340?)

Hattusili II tem filiação desconhecida e colocação cronológica (e até existência) pouquíssimo clara. Sua rainha teria sido Tadu-Hepa, rainha viúva de Tudhaliya III e que aparece também no reino de Shuppiluliuma. Ao lado, representação egípcia de um rei hitita. Segundo H.G Güterbock talvez fosse filho de Arnuwanda e irmão de Tudhaliya III. A teoria de Rich Beal diz que Hattusili foi irmão de Tudhaliya III. Shuppiluliuma foi filho de Tudhaliya III, mas não elegível para o trono (seria bastardo?). Tudhaliya III morreu enquanto o seu sucessor escolhido, Tudhaliya, o Jovem, ainda era criança. Um acordo foi feito para que Hattusili II ficasse como rei até a sua morte, em tempo de Tudhaliya, o Jovem, ascender ao trono. Porém Hattusili não consta nem como filho de Arnuwanda I nem como irmão de Tudhaliya III; e ao seu tempo a única rainha que se menciona é Tadu-Hepa, a segunda esposa de Tudhaliya III.
Uma inscrição diz que Halap (Aleppo) "pecou" contra Hattusili, e Hattusili recompensou Ashtata e Nuhašše dando-os um pouco da terra de Halap.
Contudo, duvida-se que um Hattusili entre Tudhaliya III e Shuppiluliuma seja o referido na fonte. Acredita-se que o parágrafo está falando sobre Hattusili I.

REFERÊNCIAS

http://ca.wikipedia.org/wiki/Hattusilis_II
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fMiddle+Empire.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário