sexta-feira, 10 de abril de 2009

ANITTA (século XVIII a.C.)

Anitta, rei de Kussara, filho de Pithana, foi considerado pelos hititas como um dos fundadores de sua linhagem real. Destacou-se como militar, conquistador e deixou registrado suas conquistas e as de seu pai na célebre Proclamação de Anitta, texto hitita e indo-europeu mais antigo até hoje encontrado. Abaixo, pedra com o texto cuneiforme da Proclamação de Anitta.

Quando assumiu o reino, transladou sua capital de Kussara para Kanesh. Ele tinha o título de rei de Kussara e depois de grande ruba’um, título comum dos reis hatitas. O seu rabi simmiltim (chefe da corte) foi Peruwa-kammaliya, que aparece também mencionado simplesmente como Peruwa. Anitta foi contemporâneo de Shamshi-Adad, rei da Assíria (c.1700 a.C.).
Anitta reinou aos finais do século XVIII e crê-se que foi ascendente de Hattusili I, o segundo grande rei hitita de Hatusa. Abaixo, adaga com inscrição que menciona sua pertinência ao palácio de Anitta.


No seu primeiro ano como rei atacou a cidade hatita de Hatusa ou Hattusha que era governada por Piyusti; apesar de ter ganho a batalha, isso não foi suficiente para derrotar definitivamente a Piyusti.
No segundo ano, Pyusti e as suas tropas auxiliares foram derrotados na cidade de Shalampa. Piyusti retirou-se e fortificou Hatusa. Anitta preferiu cortar as linhas de abastecimento da cidade e conquistá-la pela fome. Ao informar-se por espias que já não haviam guerreiros em Hatusa que pudessem empunhar armas, tomou-a de assalto à noite. Como mostra do seu poderio, Anitta destruiu a cidade e a encheu de maldições sagradas, e lançou sementes de zahheli, uma planta espinhosa. Diz-se que pronunciou um anátema no qual amaldiçoava o rei que viesse a reerguer Hatusa : “que o deus das tormentas e do céu o bote fora”. As riquezas que Anitta saqueou em Hatusa serviram-lhe para construir um grande palácio em Kanesh. Também ostentou o título de Grande Rei. Também conquistou Zalpa, no Mar Negro, e Purushanda, perto do Lago de Sal. O rei desta última foi à corte de Anitta, porém sua posição não deixava lugar a dúvidas em quanto ele estava submetido, como o mesmo Anitta explica no texto mencionado.
No chamado texto de Anitta (a Proclamação ou Crônica de Anitta), o texto mais antigo conhecido da língua hitita ao mesmo tempo que é o texto indo-europeu mais antigo conhecido, alenta-se a especulação de que tanto Anitta como Pithana, eram de origem hatita e oferece uma lista de cidades saqueadas por Pithana e detalha os seus feitos.
Sua sucessão é controversa: atribui-se a Peruwa, Zuzzu e ainda a Tudhaliya.


REFERÊNCIAS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Anitta
http://gl.wikipedia.org/wiki/Anittas
http://www.hittites.info/translations.aspx?text=translations/historical%2fAnitta+Text.html (onde encontra-se uma tradução inglesa do texto de Anitta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário