sexta-feira, 10 de abril de 2009

PITHANA (c.XVIIIº século a.C.)

Pithana foi rei hitita da cidade de Kussara, cuja localização precisa se desconhece ainda. Dele os reis hititas remontam sua linhagem (dinastia de Kussara). Durante o seu reino ele conquistou a cidade de Kanesh (Nesha), cidade hatita que era o coração da rede de colônias comerciais da Assíria na Anatólia e o núcleo dos futuros territórios hititas. Abaixo, as terras de Hatti
e arredores.


Segundo o relato de Anitta, Pithana investiu contra Kanesh com todas as suas forças capturando o seu Rei (possivelmente Warshama, filho de Inar), mas tratou a cidade com brandura: embora beligerante, Pithana procura fazer justiça. Sob o impulso do rei de Kussara, inicia-se na Anatólia um movimento de unificação política onde várias cidades-Estado são agrupadas sob um único comando. Pithana instaurou um arcaico, mas eficaz sistema de vassalagem, que se tornará a base do futuro Império Hitita. Foi o primeiro rei do Oriente Médio a ter o título de Grande Rei (Lugal Gal). Enfim, Pithana, de simples líder tribal de Kussara, vitorioso com suas operações militares faz com que a sua influência se estenda a muitas vilas, aldeias e cidades, começando uma possível pax kussarana, isto é, uma comunhão dos povos da Ásia Menor na região de Hati sob o governo de Pithana. Tal foi sua grandeza, ao ponto dos os membros da futura dinastia hitita alegarem laços e conexões com a cidade de Kussara.
Pithana foi sucedido por seu filho, Anitta, a quem levava desde criança para os campos de batalha e tornou-se também um grande rei.


REFERÊNCIAS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pithana
http://it.wikipedia.org/wiki/Pithana

Nenhum comentário:

Postar um comentário