quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SHUPPILULIUMA I (1344?-1320 a.C.) - Parte 6

Após atacar os territórios sírios sob domínio egípcio em represália ao assassinato de seu filho Zannanza, Shuppiluliuma I (selo real ao lado) volta-se novamente para as terras kaskas, o norte de seus país, as quais, ao que parece, encontram-se rebeladas, pois o Rei tem que fazer campanhas contra territórios antes conquistados. Nesse período Arzawa já é independente dos Hititas desde o Rei Uhha-Ziti com a ajuda do rei de Ahhiyawa que também vai promover várias rebeliões dos povos ao leste do Império Hitita. Shuppiluliuma (ou seu filho) tem que fazer várias fortificações para deter os ataques de Arzawa. Abaixo, carro de guerra e guerreiros hititas.


A parte final da fonte documental, Os Feitos de Shuppiluliuma, relata as campanhas, conquistas e saques que o Grande Rei efetuou em várias cidades das terras dos kaskas. Após isso, Shuppiluliuma entra na terra pacificada de Darittara onde Pitakkatalli mobilizava tropas na cidade de Sappiduwa, mas o Rei o derrota e em seguida marcha para a cidade de Washaya na terra da montanha de Illuriya onde ele permanece algum tempo. Em seqüência, os hititas atacam e incendeiam várias cidades na região (Darukka, Hinariwanda, Iwarallisa, etc.). Após, retornam a Sappiduwa e a destroem-na.
Posteriormente (c. 1330 a.C.), Shuppiluliuma retorna a guerrear contra cidades kaskas e conquista Timuhala uma das principais dos Kaskas. Ao lado, relevo retratando guerreiros hititas.
As fronteiras na Síria entre as terras egípcias e as terras hititas continuam em constante tensão. Ao final de seu reinado os hititas reconstroem a cidade de Emar ao sul de Carquemis como importante fortaleza após mudarem o curso do rio Eufrates.Shuppiluliuma I morreu por causa de uma epidemia trazida por prisioneiros egípcios trazidos de Amqa. Ele suplicou aos deuses para refrear a praga entre seus homens até que ele mesmo caiu vítima da peste. Seu filho Mursili (futuro rei hitita) acreditava que a morte de Shuppiluliuma pela peste era um castigo por causa do assassinato de Tudhaliya, o Jovem, que seria o rei de Hati se Shuppiluliuma e outros membros da corte não o tivessem matado no golpe de Estado.
Shuppiluliuma I tornou-se um herói lendário na história hitita. Pegou um reino em desfacelamento e o transformou num império. Abateu e conquistou vários reinos e derrotou várias vezes as tropas egípcias e aliados.Tal era seu poder e renome que quando de sua morte, seu sucessor não enfrentou rebeliões dos vassalos, sendo ele mesmo um militar experimentado. Foi sucedido por seu filho mais velho, Arnuwanda, enquanto seus outros filhos Sarri-Kusuh e Telipinu I conservaram os vice-reinos de Carquemis e Alepo. Acima, relevo retratando ataque de um carro de guerra hitita. Abaixo, o Império Hitita sob Shuppiluliuma I.


REFERÊNICAS:

http://ca.wikipedia.org/wiki/Subiluliuma_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Late+Empire.htm#Suppiluliuma1

Nenhum comentário:

Postar um comentário