segunda-feira, 27 de abril de 2009

MURSILI I (1620-1590 a.C.)

Mursili I foi rei dos hititas após a morte de Hattusili I. Era filho de Hashtayara, filha do Grande Rei, com Maratti. Sua esposa chamava-se Kali. Ao lado, selo real de Mursili I.
Segundo sabemos por um documento denominado como "Lamentações de Hattusili", Hattusili I escolheu ao seu neto Mursili ao invés dos “ingratos" de seus filhos para sucedê-lo. Tendo Mursili subido ao trono ainda menor, um regente foi designado para ele chamado Pimpira. Este Pimpira escreveu um texto de instrução a Mursili. Estreitou os débeis laços que uniam a confederação de cidades-estado e incorporou estas ao Império Hitita, chegando a ser a terceira potência do Oriente Médio, junto a Babilônia e Egito. Continuou a política expansionista derrotando aos hurritas e destruindo o reino de Alepo, em cuja empresa fracassara Hattusili. Fez uma incursão militar contra a cidade de Babilônia no ano de 1595. A Crônica Babilônica registra que o “o homem de Hati marchou contra a terra de Acade”. Mas, Mursili (ilustração ao lado) não poderia manter uma cidade situada a dois mil quilômetros de Hatusa, a capital hitita, e muito menos incorporá-la ao Império. Esta incursão corresponde com o fim da dinastia dos amorreus sob a Babilônia cujo último rei foi Samsuditana. Ignora-se se este fato foi conseqüência da expedição de Mursili ou uma simples coincidência. Ao concluir a campanha Mursili regressou a Hatusa. No seu regresso, foi atacado pelos hurritas, mas conseguiu defender as suas mercadorias pilhadas, inclusive o ídolo de Marduk, a deidade patronal da Babilônia. De suas campanhas, o Édito de Telipinu afirma: "Quando Mursili chegou a ser rei em Hatusa, igualmente seus filhos, seus irmãos, seus parentes, seus consangüíneos e seu exército estavam unidos, submetia com seu braço o território inimigo. E foi devastando os territórios, deixava os territórios sem poder e fazia do mar suas fronteiras. Marchou contra a cidade de Halpa e aniquilou Halpa e levou consigo cativos e bens de Halpa para Hatusa. Em seguida marchou a Babilônia e aniquilou Babilônia. Combateu aos hurritas e levou consigo cativos e bens de Babilônia para Hatusa" (Édito de Telipinu §§ 8-9).Abaixo, a campanha de Mursili I contra a Babilônia.


Pouco depois, em 1590, morreu vítima de um complô encabeçado pelo seu cunhado Hantili I, que se torna o novo rei hitita. Da conspiração contra Mursili I, reza o Édito: "Hantili era copeiro e tinha a Harapshili, a irmã de Mursili, por esposa. Zidanta conspirou com Hantili e cometeram uma má ação: mataram a Mursili e perpetraram um feito sangrento” (Édito de Telipinu §§ 10-11).

REFERÊNCIAS:
http://www.cervantesvirtual.com/portal/Antigua/hatti_textos.shtml
www.civfanatics.com
http://gl.wikipedia.org/wiki/Mursilis_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Empire.htm#Mursili1

Nenhum comentário:

Postar um comentário