sábado, 11 de abril de 2009

LABARNA I (c. 1680-1650 a.C.)

Labarna é tradicionalmente considerado o primeiro Rei dos Hititas sendo o tradicional fundador do Antigo Reino Hitita (c.1680 – 1450 a.C.), embora a sua existência seja às vezes questionada por eruditos modernos.
Seu nome é de origem luvita (antigo idioma anatólico): Tabarna/Labarna parece ser uma formação baseada no adjetivo luvita tapar, "poderoso". Ele significa algo como "um soberano poderoso". A implicação é que "Labarna" pode ser um nome de trono, o que oculta o seu nome pessoal.
Sua rainha foi Tawannanna. Tawannanna é também uma palavra de empréstimo do luvita e significa algo como "a justa".
Labarna não foi primeiro na sucessão ao trono, sendo antes genro do Rei PU-Sarruma que o indicou Labarna como o seu sucessor depois que seus próprios filhos se revoltaram contra ele. Quando da morte PU-Sarruma, seus ministros e oficiais reconheceram o direito de Papahdilmah, filho de PU-Sarruma, à realeza de Hati e por isso o colocaram no trono em vez de Labarna. Esse, contudo, não admitiu isso, e desencadeou-se uma luta pelo trono entre o partido de Papahdilmah e o de Labarna, na qual Labarna saiu-se vitorioso. Papahdilmah e seus apoiadores pagaram um alto preço pela disputa, porquanto anos depois, quando o sucessor de Labarna proclamava um novo sucessor para o trono, ele evocava o fim dos inimigos de Labarna I: sua derrota e morte serviriam de exemplo a quem tentasse usurpar o trono.
O que se sabe sobre Labarna é oriundo do Édito de Telipinu, que afirma que ele esmagou os seus inimigos e até as bordas do mar, uma afirmação que pode referir-se a conquistas pela costa do Mediterrâneo ao sul da Anatólia e a costa do Mar Negro ao norte. Ele instalou seus filhos como governadores em várias cidades inclusive Tuwanuwa, Hupisna, Landa e Lusna (a identidade dessas cidades é incerta, mas se pensa ser, possivelmente, Tiana, Heraclea, Cibistra, Laranda e Listra). Pelas suas conquistas, ele foi responsável por lançar as bases do Império Hitita vindouro.
Abaixo, o Império Hitita sob Labarna I.


Labarna fez de uma cidade-Estado, Kanesh/Nesha, um império. Tal foi a grandiosidade do reino de Labarna I que a maioria dos reis hititas adotaram Labarna como título real (de forma análoga ao uso do título de César entre os imperadores romanos), o que leva a alguns historiadores a pensar que Labarna I não existiu realmente e que as referências do Édito de Telipinu deveriam atribuir-se a Hattusili I, que o sucedeu. O Édito diz de Labarna que "outrora havia o grande rei Labarna. Então seus filhos, seus irmãos, seus parentes, seus consangüíneos e seu exército estavam unidos. O território era pequeno, porém aonde ele ia a uma campanha, submetia com seu braço o território inimigo. E foi devastando os territórios, deixava os territórios sem poder e fazia do mar suas fronteiras. Quando regressava da campanha, cada um de seus filhos ia a um território" ( Édito de Telipinu §§ 1-3).

REFERÊNCIAS:

http://es.wikipedia.org/wiki/Labarna_I
http://en.wikipedia.org/wiki/Labarna_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Empire.htm#Labarna1
http://www.cervantesvirtual.com/portal/Antigua/hatti_textos.shtml

3 comentários:

  1. muito bom, parabéns pela pesquisa Me ajudou no trabalho da faculdade sobre Civilização HITITA.

    ResponderExcluir
  2. COMPLETO! pARAbÉNS PELA PESQUISA. mE AJudou bastante! Obg.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado. Fico feliz por ter contribuído com sua pesquisa.

    ResponderExcluir