domingo, 26 de abril de 2009

HATTUSILI I (ca. 1650 – 1620 a.C.)

Hattusili I, também conhecido como Labarna II, foi o 2 º rei dos Hititas. Destacou-se como conquistador e a marcha de seus exércitos marcariam a história dos povos vizinhos. Ao lado, selo real de Hattusili I.
Como se deu a sucessão de Labarna I por Hattusili I não é claro. Labarna I tinha subido ao trono como o filho do rei PU-Sarruma, embora fosse seu genro casado com sua filha Tawananna, que tornara-se herdeira do trono após PU-Sarruma deserdar seu filho Papahdilmah. Após a morte Labarna I, Hattusili reivindicou ao trono, por ser de sangue real e descendente direto do antigo rei PU-Sarruma. Parece que Hattusili era o filho do deserdado Papahdilmah ou de outro filho de PU-Sarruma, pois nos seus próprios Anais ele se descreve como “filho do irmão de Tawannanna”. A herança transmitia-se de pai a filho e do mais velho ao mais novo, porém, quando não havia sucessão nessa regra, esta seguia pelo filho varão mais velho da irmã; neste caso é preciso supor que Tawananna, que era a herdeira principal pelo seu pai, não teve filhos; logo, a herança passou ao sobrinho; Papahdilmah é o único irmão conhecido da rainha, sendo certo que havia outros. Sendo assim, não está determinado quem foi o pai de Hattusili.Abaixo, reconstrução computadorizada da cidadela real de Hatusa, capital do Império Hitita a partir de Hattusili.

O nome Hattusili é de origem hatita e quer dizer "homem de Hatusa". Os títulos que ostentou foram: Grande Rei (Tabarna), rei de Hati, Senhor de Kussara e Meu Sol. Labarna foi o seu nome de reinado e seu título real principal, daí Hattusili ser também conhecido como Labarna II. A sua mulher foi Kaddush e se conhece dos seus filhos o seguinte: Huzziya, governador de Tappaššanda, foi deposto por rebelar-se contra o pai; Labarna, filho adotado por Hattusili de uma irmã que depois foi rejeitado; Hastayar, que foi a mãe de Mursili I, que o sucedeu; e outra filha de nome desconhecido.
Hattusili gostava de comparar-se a um leão. Depois dele, porém, os reis dos Hititas não mantiveram esse hábito. O conceito que Hattusili tinha da realeza foi estreitamente vinculado a um comportamento justo. Ele não foi o único rei hitita a seguir esse conceito, mas ele acentuou-o mais do que qualquer outro rei; embora muito religioso ele não atou esta moralidade aos deuses quando ele escreveu sobre o comportamento adequado.
Os anais de Hattusili I (as chamadas “Crônicas do Palácio”) relatam suas campanhas militares que expandiram o Império Hitita fundado por Labarna I.
Em seu primeiro ano, voltou-se para o norte e atacou Sanawitta ou Sanahwitta, cidade em que PU-Sarruma designara herdeiro a Labarna I; assolou o seu território e estabeleceu uma guarnição nas imediações, porém não entrou na cidade; em seguida atacou Zalpa ou Zabar, que destruiu, capturando alguns carros de combate, que ofereceu como troféu à deusa solar de Arinna; também fixou oferendas no templo da deusa Mezulla, uma das nove deidades de Zalpa. Abaixo, baixo relevo em Yazilikaya, Turquia, mostrando as divindades hititas Hatti, Arinna, Mezulla e Zintuhi.

Ao seguinte ano voltou-se para o sul e passou por Adaniya e entrou na Síria por Alalakh, onde era rei Ammitaqu, que era vasalo de Ammurapi de Alepo, cidade que foi destruída; então dirigiu-se a Waršuwa (ou Uršou) governada por um rei (chamado talvez "o servidor do deus das tormentas") supostamente vasalo de Karkemish (Carquemis), a qual assediou. A cidade parece que teve a ajuda do rei de Alepo, do rei de Zaruar, do rei de Zuppa e dos hurritas, porém foi finalmente foi ocupada pelos hititas; depois, Hattusili I passou para Ikakali e ao final Teushiniya (ou Tishiniya).
Ao terceiro ano dirigiu-se ao ocidente, a Arzawa, porém não conseguiu ocupar nenhuma cidade limitando-se a saques de colheitas e gado. Não se menciona nenhuma derrota militar, porém talvez esta tenha acontecido, já que os hurritas invadiram os domínios hititas ao leste, e outras terras hititas vão se rebelar; depois das várias campanhas o rei só dominava Hatusa. A crônica diz que com ajuda da deusa solar de Arinna começou a reconquistar as terras perdidas: primeiro Nenasa (a moderna Ak Saray), que lhe abriu as portas. Abaixo, ilustração de guerreiros hititas (2 e 3) e um guerreiro sírio.

Depois travou duas batalhas contra Ulma ou Ullumma (ao sul do país, não localizada), que foi destruída; volveu-se então ao norte com os despojos da guerra (sete deidades, um boi de prata e a deusa Katiti do monte Hapilanni), que ofereceu à deusa de Arinna, e o resto do despojo ofertou ao templo da deusa Mezulla. Depois foi a Sallahsuwa, ao sul, onde os seus partidários se rebelaram para renderem-se posteriormente; depois o rei retornou a sua capital. No ano seguinte lutou contra Sanahuitta, ao norte ou nordeste de Hatusa, que destruiu ao sexto mês e tornou a oferendar o despojo à deusa de Arinna. Derrotou aos carros de combate da Terra de Abbaya e em seguida atacou a cidade de Parmanna, que encabeçava uma coalizão contra o rei hitita e que foi derrotada sem resistência. O último fito da sua campanha foi a conquista e destruição de Alakhkha, cidade de localização desconhecida até agora. Abaixo, extensão do Império Hitita sob Hattusili I.

O quinto ano renovou a campanha da Síria: depois de destruir a cidade de Zaruna, as tropas hititas liderados por Lepalsh, general e chefe da guarda real, e por um chamado "filho de Karahnuilis", funcionário da corte, combateu contra a cidade hurrita de Hasu, ao leste do Eufrates (que provavelmente era o reino conhecido em assírio como Reino de Mama). Ammurapi II, rei de Iamkhad (Alepo), filho de Yarim-Lim III, enviou aos seus generais Zukraše e Zaludi com forças para ajudarem a defesa da cidade, porém foram derrotadas por Hattusili nas montanhas Adalur (Os Montes Amano) e cruzou o Eufrates (foi o primeiro rei hitita a fazê-lo) e destruiu Hasu, e retornou a Hattusa com despojos, oferecendo-os ao templo do deus das tormentas. Depois marchou contra Tawanaga e capturou ao seu rei e decapitando-o; em seguida destruiu Zippasna e ofereceu o despojo à deusa de Arinna, e depois foi contra Hahhu (ou Hakhkhu) que conquistou depois de três combates aos arredores da cidade (outra vez o despojo foi para a deusa de Arinna). Abaixo, marcha dos guerreiros hititas.


A crônica de Hattusili detém-se nesta momento. Não se sabe quando foi submetido o reino de Arzawa (Anatólia ocidental), feito testemunhado historicamente. Também foi submetida Wilusa (Trôade). Arzawa era um reino formado pelo menos por cinco reinos (Arzawa, Mira, Hapalla, Rio Seha, e Wilusa) às vezes confederados e outras não. Wilusa foi a homérica Ílion, provavelmente a região da Trôade, porém sem incluir Tróia, que devia de ser um estado separado (Tróia em hitita é Taruisa ou Taruiša). A capital de Arzawa era Apasas, provavelmente Éfeso, e o reino era de população luvita. Arzawa não tardou em recuperar a independência, mas Wilusa permaneceu como aliada dos hititas como se testemunha pelos agasalhos enviados periodicamente desde Wilusa ao rei hitita.
Hattusili atacou novamente a Alepo, onde foi gravemente ferido. O reino de Alepo (Iamkhad) incluía o reino vasalo de Alalakh (que controlava o passo entre a Ásia Menor e a Síria). O reino de Alepo foi derrotado e alguns territórios ocupados, mas a capital não foi conquistada e Iamkhad acabou reduzida, entretanto, a um reino secundário.Abaixo, relevo com a representação de guerreiros hititas.

O rei retornou ferido a sua capital. Inicia-se o problema sucessório comum na Casa Real hitita. O seu filho Huzziya fora deserdado por rebelião contra o pai (as grandes casas de Tappasansa pediam exceções fiscais e arrastaram-no a uma revolta, que foi sufocada por Hattusili) e o seu sobrinho Labarna, adotado como filho sucessor, não mostrou suficiente interesse pela sua saúde e Hattusili referia-se a ele como "que só escuta as palavras dos seus irmãos, irmãs e da sua mãe, uma serpente"; decidiu deserdá-lo: enviou-o a um templo e nomeou-o sacerdote. As referências do Édito de Telipinu a Hattusili I dizem: “ Depois chegou a ser rei, Hattusili. Igualmente seus filhos, seus irmãos, seus parentes, seus consangüíneos e seu exército estavam unidos. Aonde ele ia a uma campanha, submetia com seu braço o território inimigo. E foi devastando os territórios, deixava os territórios sem poder e fazia do mar suas fronteiras. Quando regressava da campanha, cada um de seus filhos ia a um território. As grandes cidades estavam em suas mãos. Porém, depois, quando os servos do Príncipe tornaram-se falsos, começaram a devorar as suas casas, a andar conspirando contra seu senhor e a derramar seu sangue” ( Édito de Telipinu §§ 5-7).
O rei nomeou sucessor ao seu neto Mursili, filho de Hastayar, uma filha do rei, que o sucedeu.

REFERÊNCIAS:
http://www.cervantesvirtual.com/portal/Antigua/hatti_textos.shtml
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Empire.htm#Hattusili1
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2FEarly+Empire.htm
http://gl.wikipedia.org/wiki/Hattusilis_I">http://gl.wikipedia.org/wiki/Hattusilis_I
http://www.yorumkat.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário