sábado, 2 de maio de 2009

ZIDANTA II ( c. 1480? a.C.)

Zidanta II reinou após 1480 a.C. sendo possível sobrinho de Hantili II. Portava o título de Labarna, Grande Rei e "Meu Sol". Sua esposa chamava-se Yaya. No seu tempo os Estados hurritas fortaleceram-se e o reino hitita continuou em declínio ao ponto de ser saqueado. Abaixo, tablete com a marca do selo de Zidanta II.

As relações do Reino Hitita com Kizzuwatna deterioraram-se quando os dois reinos passam a disputar territórios um do outro. Como os seus predecessores, Zidanta fez um tratado com o rei de Kizzuwatna, Pilliya, sendo este o último tratado em condições de igualdade que um rei hitita faria com um rei de Kizzuwatna, pois logo após o país foi conquistado por Parattarna, rei de Mitani, que fez de Pilliya seu vassalo.
Nessa época Idri-mi, rei de Alalakh e vassalo de Mitani, fez um acordo com Pilliya, rei de Kizzuwatna, que lhe permitiu passagem por suas terras para saquear o país dos hititas; tal era o enfraquecimento dos hititas que não houve reação por parte do rei hitita, na época, Zidanta II. Nos seus registros Idri-mi diz:

“tomei (...)soldados e subi contra o país dos Hititas e destruí sete dos seus lugares fortificados; esses são (...)os lugares fortificados: Pashshahe, Damarut-re’i, Hulahhan, Zise, Ie, Uluzina e Zaruna. O país dos Hititas não marchou contra mim, eu pude fazer o que quis. Fiz prisioneiros deles, pilhei as suas riquezas, posses e propriedades, e distribuí-as aos meus soldados, minhas tropas auxiliares, meus irmãos e amigos (...). Então voltei ao país de Mukish e entrei (em triunfo) na minha cidade Alalah”.

Por fim, Zidanta II vai ser sucedido por Huzziya II do qual se desconhece o parentesco com o seu predecessor.


REFERÊNCIAS:
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fMiddle+Empire.htm#zidanta2
http://ca.wikipedia.org/wiki/Zidantas_II

Nenhum comentário:

Postar um comentário