quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SHUPPILULIUMA I (1344?-1320 a.C.) - Parte 5

Shuppiluliuma volta-se para o norte de Hati, os territórios dos Kaskas. Toma a região do monte Zukkuku e fortifica as cidades de Athulisa e Tuhupurpuna. Depois conquista Almina que outrora fora território hitita e que era considerada inconquistável. Sobre seu território foi colocado o governador Himiuli. A cidade kaska de Parparra é conquistada sob o comando de Hannutti, capitão dos carros de combate. Civis hititas são estabelecidos nos territórios kaskas conquistados. Urawanni e Kuwatnaziti, dois altos membros da Corte, conquistam Kasula angariando entre os espólios 1000 prisioneiros. Porém os kaskas aproveitam o momento em que uma praga ataca os exércitos hititas e atacam algumas cidades fortificadas sem grandes resultados. Abaixo, ilustração de carro de combate e guerreiros hititas.

Shuppiluliuma conquista Tumanna e a fortifica. Hutupiyanza sobrinho do rei, filho do chefe da guarda real, Zida, foi enviado a terra de Pala onde estabelece fortificações para controlar os habitantes da região que deveriam ser-lhe hostis. O rei passou o inverno em Hatusa e na primavera faz campanha no norte do país. Ele primeiro marchou contra Istahara, uma importante cidade no norte que estava nas mãos de Kaskas que retoma e, em seguida reconquista as cidades de Manaziyana, Kalimuna e outras dependências administrativas de Istahara. Apesar do sucesso, a campanha se deu por todo ano já que o Rei só voltou à Hatusa no inverno seguinte.
Enquanto isso ao sul, Telipinu, filho de Shuppiluliuma, rei de Khalap e arredores, faz um tratado com as cidades de Arziya e Carquemis. Mas a cidade de Murmuriga, vinculada a Carquemis se recusa assinar o tratado. Telipinu I de Khalap envia 600 carros de guerra para Murmuriga sob o comando do general Lupakki enquanto se dirige para o norte para consultar o seu pai em Uda onde o Grande Rei celebra cerimônias religiosas. Murmuriga foi evacuada depois de ter sido ocupada pelos hititas, os quais serão cercados (sem sucesso) por tropas hurritas. Ao mesmo tempo, os egípcios conquistam Kadesh e o pequeno reino de Nuhase. Abaixo, ruínas de Karkemish (Carquemis).


Em cerca de 1327 a.C. Shuppiluliuma concentrou suas tropas na cidade de Talpa na terra de Tegarama, pertencente a Mitani, mas não atacou pessoalmente, antes enviando seu irmão Zida e seu próprio filho e herdeiro Arnuwanda. Enquanto Shuppiluliuma sitia Carquemis, envia Lupakki e um homem chamado Tarhuntazalma para conquistar a cidade de Amqa (vassala egípcia) em resposta aos ataques egípcios a Kadesh e a Nuhase. Abaixo, mulher palestina nas ruínas de Amqa.
Nesse período (
1324 a.C.) o Faraó Tutancâmon faleceu sem deixar herdeiros. Sua viúva, Akhesenamon, conhecida nas crônicas hititas como Dakhamunzu, toma uma atitude inusitada. Numa carta enviada a
Shuppiluliuma I a rainha pede ao soberano um dos seus filhos como marido, prometendo-lhe o trono do Egito. Desconfiado, enquanto ainda investe contra Carquemis, o Grande Rei envia para verificar a veracidade da solicitação a Hattusazit, o camareiro real. Após oito dias de cerco, Carquemis cai. A cidade foi saqueada e 3300 pessoas foram feitas prisioneiras. Shuppilulima I estabelece seu filho Piyasilis (também conhecido como Sarri-Kusuh) como soberano de Carquemis. Após certo período, Hattusaziti retorna a Shuppiluliuma na companhia de um enviado egípcio chamado Hani que assegura as intenções de paz e aliança com o Egito a partir do casamento de Akhesenamon com um dos filhos do Rei de Hati.Este envia seu filho Zannanza, para casar com a viúva Tutancâmon(imagem ao lado). Mas no caminho Zannanza foi assassinado. Julga-se que foi morto no caminho por espiões enviados por Horemheb (general egípcio e futuro faraó) ou Ay (sacerdote e futuro faraó). Parece que houve hostilidade entre hititas e egípcios por causa disso, mas não documentada explicitamente. Aqui, Os Feitos, a principal fonte sobre Shuppiluliuma I, faz uma pausa e não fornece mais dados além do que o Grande Rei teria orado a seus deuses pedindo conselhos sobre o caso.

REFERÊNICAS:
http://ca.wikipedia.org/wiki/Subiluliuma_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Late+Empire.htm#Suppiluliuma1

Nenhum comentário:

Postar um comentário