sábado, 8 de agosto de 2009

SHUPPILULIUMA I (1344?-1320 a.C.) - Parte 4

Depois da vitória sobre Niya, Shuppiluliuma se dirige ao sul, capturando neste momento Suttarna, Rei de Kadesh (vassalo egípcio) e seu filho Aitaqqama, talvez sentindo-se ameaçado pela proximidade dos exércitos de Hati, atacou os Hititas (acima, figura de guerreiro hitita) embora estes não tenham feito qualquer movimento para atacar Kadesh. O Rei hitita o derrota e Suttarna se refugia na cidade de Abzuya a qual foi cercada e conquistada. Suttarna, seu filho e outros familiares (filhos, irmãos) foram feitos prisioneiros e posteriormente levados para Hati. Então o Rei se virou contra Apa, cujo rei tinha como vassalos aos nobres Wambadura, Akparu e Artaya; todos foram derrotados por Shuppiluliuma e também feitos prisioneiros. Abaixo, ruínas da cidade síria de Qatna.


O amorreu Aziru, um dos filhos de Abdi-Asirta, escreve a Shuppiluliuma e se declara seu vassalo. O Rei hitita registra que “Aziru, rei da terra de Amurru, às portas do território egípcio, tornou-se o súdito de Meu Sol, rei de Hati. E o grande rei, Meu Sol, estava muito satisfeito. E também Aziru. Porque Aziru veio se ajoelhar aos pés de Meu Sol às portas do país egípcio e Meu Sol, grande rei, ergueu Aziru e o elevou como rei entre seus irmãos”. Se os outros irmãos aceitaram de bom grado ou não, não se sabe, mas Aziru nesse tempo tinha-se tornado a principal figura entre seus irmãos. Com a submissão de Amurru, os Hititas passam a dominar Shumur, Ullassa, Irqata, Ardata, Tunip e o Monte Líbano. O tratado de vassalagem foi conservado em três versões em acadiano e uma em hitita. Dente outras coisas o tratado estabelecia um tributo fixado em 300 shekels de ouro, obrigações de ajuda mútua e a instalação de guarnições hititas em Amurru. Abaixo, o império hitita sob Shuppiluliuma I em 1340 a.C.




Logo após os hititas saírem da Síria, Akizzi, rei de Qatna, que havia e submetido a Shuppiluliuma I,volta-se novamente para a suserania do Egito e escreve ao Faraó Aquenatón. Em Kadesh, após a derrota de Suttarna, um filho deste, Aitaqqama tomou o poder nomeado pelos hititas, mas após a saída destes também jura em uma carta sua lealdade ao Faraó. O próprio Aziru foi chamado para o Egito para ser investido como Hazzanu (oficial egípcio de Amurru). Em Biblos o rei Rib-Haddar e seu sucessor Ili-Rapih, permaneceram fiéis aliados do Egito. Em Mitani, Tushratta foi assassinado por um filho e alguns oficiais da corte. Assim Shuppiluliuma reconhece como único rei Artatama II, que até então só foi reconhecido como rei dos hurritas, mas não de Mitani. Artatama tinha como corregente seu filho Shuttarna III. Esse tratou de submeter firmemente o reino de Tushratta espoliando ouro e prata, exterminando os remanescentes de família de Tushratta bem como seu palácio e a nobreza. Alguns nobres foram deportados para a Assíria e outros foram empalados em Taite, sua nova capital. Não obstante, Akib-Teshub, membro da família real foge para a Babilônia e um filho de Tushratta, Kili-Teshub, reunie forças para tentar recuperar a capital, mas é derrotado. Com o apoio de Shuppiluiliuma I, Artatama II e seu filho governam os hurritas e o reino de Mitani.Abaixo, carros bélicos mitanianos.

Mais tarde, as relações de Shuttarna com os hititas se deterioraram, possivelmente por este ser favorável a uma aliança com os assírios. No entanto, até o presente momento, Shuppiluliuma I e seus guerreiros são a grande potência dominante ao norte da Síria.


REFERÊNICAS:
http://ca.wikipedia.org/wiki/Subiluliuma_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Late+Empire.htm#Suppiluliuma1



Nenhum comentário:

Postar um comentário