terça-feira, 28 de abril de 2009

ZIDANTA I (c. 1550 a.C.)

Genro de seu antecessor, Hantili I, participou do assassinato de Mursili I que permitiu ao seu sogro alcançar o poder. Diz o Édito de Telipinu que "Zidanta conspirou com Hantili e cometeram uma má ação: mataram a Mursili e perpetraram um feito sangrento" (§ 11). Era casado com a filha de Hantili cujo nome só se sabe o fragmento final: sha ou ta. Tinha um filho chamado Ammuna e talvez Zuru, chefe da guarda pessoal de Ammuna, fosse também seu filho. Teve uma filha, Ishtapariya, que casou-se com o posterior rei hitita Telipinu. Abaixo, imagens hititas de touros sagrados chamados Seri ("dia") e Hurri ("noite") do 16º século a.C.

Transcorridos trinta anos de reinado de Hantili I, assassinou a este e a alguns dos seus descendentes para alcançar o trono hitita. Zidanta matou Pisheni, o herdeiro legítimo, e os filhos deste e seus servos. De sua conspiração contra o sogro reza o Édito: "E quando Hantili chegou a Tegarama, começou a dizer: «O que eu faço? Porque é que eu ouvi as palavras de Zidanta, meu genro?». Logo que chegou ao poder como rei, os deuses reclamaram pelo sangue de Mursili. Quando Hantili tornou-se velho e estava prestes a tornar-se um deus, Zidanta matou Pisheni, filho de Hantili, juntamente com seus filhos. Ele também matou a seus principais servos" (§§ 13 e 18). Dado que ele se tinha casado com uma filha de Hantili, a dinastia real foi mais uma vez conservada pela linha feminina.
Zidanta I, rei dos hititas, governou durante um período de tempo indeterminado, aproximadamente na década de 1550. Não se conhece muito de seu reinado, já que não há maiores provas documentais e foi rapidamente assassinado pelo seu filho, Ammuna. "Zidanta tornou-se rei. Mas os deuses reclamaram pelo sangue de Pisheni. Os deuses transformaram Ammuna, o seu próprio filho, em seu inimigo. E este matou Zidanta, seu pai" (Édito de Telipinu § 19).


REFERÊNCIAS:

http://gl.wikipedia.org/wiki/Zidantas_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Empire.htm#Zidanta1
http://www.cervantesvirtual.com/portal/Antigua/hatti_textos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário