quarta-feira, 6 de maio de 2009

TUDHALIYA II (c.1420 – 1400 a.C.)

Em um golpe de estado o Rei Muwatalli I foi derrubado pelo chefe dos servidores do palácio, Himuili e por Kantuzili, chefe militar, que o assassinaram. O chefe da guarda real, Muwa, provavelmente irmão de Muwatalli, fugiu para o reino hurrita de Mitani e pediu ajuda para recuperar o trono para si. Muwa recebeu a ajuda de um exército hurrita e marchou ao território hitita; no entanto foi derrotado pelas forças de Tudhaliya e do general Kantuzili. Os rebeldes proclamaram Tudhaliya como rei. Não se sabe qual a relação de Tudhaliya II com os reis anteriores, mas poderia ser o filho de Muwatalli I ou de outro membro da família real em condições de reivindicar direitos ao trono hitita. De qualquer forma Tudhaliya se consolidou no trono de Hati. Portava o título de Grande Rei e Meu Sol. Sua esposa foi Nikal-Mati, a primeira rainha hitita com um nome de origem hurrita. Seu reinado caracterizou-se pelo retorno do poderio militar hitita e o fim dos constantes assassinatos na dinastia real. Na política internacional vários fatos marcaram o governo de Tudhaliya II: primeiro tratado hitita com o Egito; primeiro aparecimento do povo dos Kaskas, que anos mais tarde participaria da queda do Império Hitita; primeira menção de sociedades ligadas à cultura helênica: Tróia e Aquéia; menção da liga de cidades-estados de Assuwa (palavra que, possivelmente, daria origem a palavra “Ásia”); conquista de Kizzuwatna pelos hititas onde eles impõem seu primeiro tratado de vassalagem a este país; paz entre Mitani e o Egito. Houve também crescente influência da cultura hurrita na corte de Hatusa. Abaixo, tigela de prata de proveniência desconhecida datada do 15º século a.C. Ela mostra uma inscrição hieroglífica: "Esta tigela, Samaya, o homem da Terra do Hati, dedicou (?) para ele mesmo perante Rei Maza-Karhuha, quando Tuthaliya Labarna (= Tudhaliya II?) derrotou a Terra de Tarwiza. Ele naquele ano o fez." A peça se encontra no Museu de Civilizações Anatólicas, Ancara, Turquia.


Quando de sua ascensão, após derrotar as forças hurritas de Muwa, o rei de Halap passou-se para o lado hitita e fez um tratado de aliança com Tudhaliya II; mas logo Mitani vai impor novamente a sua suserania sobre Halap. Na parte ocidental da Anatólia, oeste do Reino Hitita, um príncipe local, Madduwatta, Senhor de Zippasla, lutou contra Attariššiya, rei de Ahhiyawa (Aquéia), mas foi derrotado e expulso de seus territórios com a sua família; perseguido pelos aqueus e com falta de recursos, Madduwatta pede ajuda a Tudhaliya II, que auxilia-o fornecendo carros de combate, comida, vinho e outros suprimentos e ofereceu-lhe ainda o governo da região do Monte Hariyati acrescido da própria parte de Zippasla sob governo hitita, mas Madduwata não estava interessado nesta terra e queria recuperar o seu antigo reino. Com a ajuda do exército hitita, Madduwatta expulsa os aqueus de Zippasla reinstalando-se no trono, mas como um vassalo do rei hitita e com a obrigação de ser o inimigo de Kupanta-Kuruntiya, rei de Arzawa, pois Tudhaliya II planejava fazer guerra contra este rei; além disso, Madduwatta não poderia estabelecer qualquer contato com Attarisiya de Ahhiyawa. Tudhaliya II não se permitiria que Madduwatta esquecesse esta ajuda. Depois ele seria lembrado deste tempo quando “os cães o teriam devorado de fome. Mesmo se você tivesse escapado de Attariššiya, você teria morrido de fome.” Assim, o reino de Tudhaliya extende-se em direção à Anatólia ocidental. Mas Madduwatta atacou Kupanta-Kuruntiya por iniciativa própria e foi completamente derrotado e forças de Arzawa vão ocupar Zippasla e fazer muitos prisioneiros, incluindo a família real; apenas Madduwatta e alguns homens escaparam e novamente solicitaram ajuda aos hititas. Abaixo, ilustração de dois guerreiros hititas.

Abaixo, imagem do que é possivelmente um guerreiro aqueu ou do oeste da Anatólia incisado no interior de uma tigela hitita encontrada em Hatusa. Datada de entre os séculos 15 e 14 a.C. mostra os contatos dos hititas com os povos ocidentais da Anatólia.

Tudhaliya enviou dois oficiais, Pisheni e Pushkurunuwa, com infantaria e carros de combate em apoio ao seu vassalo; a batalha deu-se perto da cidade de Sallawassi, onde os hititas derrotaram forças de Arzawa recuperando os prisioneiros, os ´´deuses``(ídolos) e a família de Madduwatta, todos os quais foram entregues a ele. Kupanta-Kuruntiya escapa com dificuldade e Madduwatta reinstala-se em seu palácio em Zippasla. Nesta campanha foram conquistados Arzawa, Hapalla, o país do rio Seha e Assuwa; em uma segunda campanha, foram conquistadas Wilusiya e Taruisa (possivelmente a cidade de Tróia), mas a submissão de Arzawa não foi completa, porque os hititas posteriormente voltaram a lutar contra este reino. Enquanto os hititas estão em Assuwa, os Kaskas invadem o território hitita e no ano seguinte Tudhaliya batalhou contra eles. Abaixo, espada de Tudhaliya II (a mesma espada de diferentes pontos de vista). Inscrição: "Quando Tudhaliya, Grande Rei, derrotou a terra de Assuwa, ele ofereceu estas espadas para o deus da tempestade, seu senhor."
Na região oriental, o reino de Isuwa, certamente aliado de Mitani, foi derrotado por Tudhaliya. Após a derrota, o rei de Isuwa se tornou vassalo do rei de Mitani, o qual alegava que desde seu avô Isuwa era um reino vassalo de Mitani e, sendo assim, Tudhaliya não poderia conquistar o país. Não podendo recapturar Isuwa, Tudhaliya atacou Kizzuwatna, outro reino vassalo de Mitani e impôs um tratado ao rei Sanushara. No tempo de Zidanta II, Kizzuwatna tinha sido aliado dos hititas, mas posteriormente desertou à terra dos Hurritas. Uma deidade de Kizzuwatna foi trasladada para Samuha e Kizzuwatna permaneceu nominalmente um Estado independente, mas na prática, se tornou um vassalo hitita: se Tudhaliya atacava outro país, o rei de Kizzuwatna proporcionaria a ele 100 carros e 1000 soldados e o rei deveria acompanhar ao rei hitita; além disso, o rei da Kizzuwatna não poderia enviar mensagens para Mitani. Parece que os Hititas conquistaram o reino de Washukanni que incorporam a Kizzuwatna, mas essa conquista foi de curta duração. Provavelmente foi então que Halap passou a estar sob influência hitita. Abaixo, o Império Hitita sob Tudhaliya II:
No Egito, foi assinado um acordo com Amenhotep II (1428-1400). Nos termos deste tratado os habitantes da cidade hitita de Kurushtama foram estabelecidos em território egípcio.
Apesar de suas conquistas militares, o povo hitita queixou-se do Rei:
“Quando eu destruí Assuwa e retornei a Hatusa, eu executei (os festivais) dos deuses e a população de Hati inteira começou a prestar-me a homenagem e eles falaram como se segue: ‘Meu Sol, você, nosso senhor, é um guerreiro (?), mas você foi incapaz de administrar a justiça.”
Tudhaliya estabeleceu uma nova forma de governo criando corregência para a qual ele chamou seu genro Arnuwanda. Quando Tudhaliya II morreu, seu genro ascendeu ao trono sem quaisquer problemas de disputa pelo poder.

REFERÊNCIAS:
http://ca.wikipedia.org/wiki/Tudhalias_II
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fMiddle+Empire.htm#Tudhaliya2

2 comentários:

  1. Hello, je suis français et aussi passionné que toi, en 4ème annéed'étude universitaire. I speak english and, tambien, espanol.

    There are new evidences in hittitology :

    Tuthaliya II mas podria ser o filho de Hattushili II (esposa Astamuhepa?)
    Hattushili II mas podria ser o filho de Tuthaliya I (esposa Kattashnapi ?)
    Tuthaliya I filho de reina Walanni e Kantuzilli, o chefe militar
    Walanni mas podria ser o irmao de Huzziya II (III)

    Labarna I filho de Huzziya (I)

    Hismi / Tashmi Sharruma (nombre hurrite, es mas tarde) maspodria ser o filho de Tuthaliya I, Tuthaliya II

    Buen trabajo, good work, bon travail

    Congratulation

    Thierry Kruger (Nantes, France)
    estudiante y realisador de documentarios

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a colaboração e que Deus o abençoe ricamente.

    ResponderExcluir