Em um golpe de estado o Rei Muwatalli I foi derrubado pelo chefe dos servidores do palácio, Himuili e por Kantuzili, chefe militar, que o assassinaram. O chefe da guarda real, Muwa, provavelmente irmão de Muwatalli, fugiu para o reino hurrita de Mitani e pediu ajuda para recuperar o trono para si. Muwa recebeu a ajuda de um exército hurrita e marchou ao território hitita; no entanto foi derrotado pelas forças de Tudhaliya e do general Kantuzili. Os rebeldes proclamaram Tudhaliya como rei. Não se sabe qual a relação de Tudhaliya II com os reis anteriores, mas poderia ser o filho de Muwatalli I ou de outro membro da família real em condições de reivindicar direitos ao trono hitita. De qualquer forma Tudhaliya se consolidou no trono de Hati. Portava o título de Grande Rei e Meu Sol. Sua esposa foi Nikal-Mati, a primeira rainha hitita com um nome de origem hurrita. Seu reinado caracterizou-se pelo retorno do poderio militar hitita e o fim dos constantes assassinatos na dinastia real. Na política internacional vários fatos marcaram o governo de Tudhaliya II: primeiro tratado hitita com o Egito; primeiro aparecimento do povo dos Kaskas, que anos mais tarde participaria da queda do Império Hitita; primeira menção de sociedades ligadas à cultura helênica: Tróia e Aquéia; menção da liga de cidades-estados de Assuwa (palavra que, possivelmente, daria origem a palavra “Ásia”); conquista de Kizzuwatna pelos hititas onde eles impõem seu primeiro tratado de vassalagem a este país; paz entre Mitani e o Egito. Houve também crescente influência da cultura hurrita na corte de Hatusa. Abaixo, tigela de prata de proveniência desconhecida datada do 15º século a.C. Ela mostra uma inscrição hieroglífica: "Esta tigela, Samaya, o homem da Terra do Hati, dedicou (?) para ele mesmo perante Rei Maza-Karhuha, quando Tuthaliya Labarna (= Tudhaliya II?) derrotou a Terra de Tarwiza. Ele naquele ano o fez." A peça se encontra no Museu de Civilizações Anatólicas, Ancara, Turquia.


Abaixo, imagem do que é possivelmente um guerreiro aqueu ou do oeste da Anatólia incisado no interior de uma tigela hitita encontrada em Hatusa. Datada de entre os séculos 15 e 14 a.C. mostra os contatos dos hititas com os povos ocidentais da Anatólia.

Tudhaliya enviou dois oficiais, Pisheni e Pushkurunuwa, com infantaria e carros de combate em apoio ao seu vassalo; a batalha deu-se perto da cidade de Sallawassi, onde os hititas derrotaram forças de Arzawa recuperando os prisioneiros, os ´´deuses``(ídolos) e a família de Madduwatta, todos os quais foram entregues a ele. Kupanta-Kuruntiya escapa com dificuldade e Madduwatta reinstala-se em seu palácio em Zippasla. Nesta campanha foram conquistados Arzawa, Hapalla, o país do rio Seha e Assuwa; em uma segunda campanha, foram conquistadas Wilusiya e Taruisa (possivelmente a cidade de Tróia), mas a submissão de Arzawa não foi completa, porque os hititas posteriormente voltaram a lutar contra este reino. Enquanto os hititas estão em Assuwa, os Kaskas invadem o território hitita e no ano seguinte Tudhaliya batalhou contra eles. Abaixo, espada de Tudhaliya II (a mesma espada de diferentes pontos de vista). Inscrição: "Quando Tudhaliya, Grande Rei, derrotou a terra de Assuwa, ele ofereceu estas espadas para o deus da tempestade, seu senhor."


Apesar de suas conquistas militares, o povo hitita queixou-se do Rei:
“Quando eu destruí Assuwa e retornei a Hatusa, eu executei (os festivais) dos deuses e a população de Hati inteira começou a prestar-me a homenagem e eles falaram como se segue: ‘Meu Sol, você, nosso senhor, é um guerreiro (?), mas você foi incapaz de administrar a justiça.”
Tudhaliya estabeleceu uma nova forma de governo criando corregência para a qual ele chamou seu genro Arnuwanda. Quando Tudhaliya II morreu, seu genro ascendeu ao trono sem quaisquer problemas de disputa pelo poder.
REFERÊNCIAS:
http://ca.wikipedia.org/wiki/Tudhalias_II
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fMiddle+Empire.htm#Tudhaliya2
Hello, je suis français et aussi passionné que toi, en 4ème annéed'étude universitaire. I speak english and, tambien, espanol.
ResponderExcluirThere are new evidences in hittitology :
Tuthaliya II mas podria ser o filho de Hattushili II (esposa Astamuhepa?)
Hattushili II mas podria ser o filho de Tuthaliya I (esposa Kattashnapi ?)
Tuthaliya I filho de reina Walanni e Kantuzilli, o chefe militar
Walanni mas podria ser o irmao de Huzziya II (III)
Labarna I filho de Huzziya (I)
Hismi / Tashmi Sharruma (nombre hurrite, es mas tarde) maspodria ser o filho de Tuthaliya I, Tuthaliya II
Buen trabajo, good work, bon travail
Congratulation
Thierry Kruger (Nantes, France)
estudiante y realisador de documentarios
Agradeço a colaboração e que Deus o abençoe ricamente.
ResponderExcluir