quarta-feira, 29 de abril de 2009

HUZZIYA (c. 1530-1525 a.C.)

Ao lado, selo real de Huzziya. Embora tivesse o sangue real por meio do seu pai, parece que Huzziya não foi primeiro na linha à sucessão, pois quando do falecimento de seu pai, o Rei Ammuna, ele mandou matar seus irmãos Tittiya e Hantili. Sob o comando de Huzziya, Zuru, o Chefe dos Guardas do Palácio, enviou Tahurwaili, um Homem da Lança de Ouro, para matar Tittiya e a sua família, inclusive seus filhos, e enviou Taruhšu, um mensageiro, para matar Hantili e seus filhos.Isto provavelmente significa que Tittiya e Hantili tinham mais legitimidade ao trono por serem mais velhos ou por sua ascendência materna. Outros irmãos, não nomeados, não foram mortos, talvez, por serem mais jovens e terem o apoiado na usurpação.
Sendo assim, Huzziya I, Grande Rei (Tabarna) dos hititas, sucedeu a Ammuna e governou durante um breve período de tempo, mas que não se conhece com exatidão. Após pouco tempo no poder, Huzziya perdeu o trono diante de uma rebelião encabeçada pelo seu cunhado Telipinu que, embora não o matasse, o destronou e o desterrou assumindo o trono.
Huzziya tinha cinco irmãos que Telipinu também exilou por apoiar Huzziya quando ele tentou matar Telipinu. Durante o reino de Telipinu, Huzziya I e seus cinco irmãos foram mortos por Tanuwa, um dos ministros de Estado, supostamente sem o conhecimento de Telipinu. Os agentes de Huzziya que haviam matado os filhos de Ammuna foram condenados à morte pelo Conselho hitita (pakush), mas Telipinu os condenou a serem agricultores.


REFERÊNCIAS:
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fMiddle+Empire.htm
http://gl.wikipedia.org/wiki/Huzziyas_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Empire.htm#Huzziya1

Nenhum comentário:

Postar um comentário