sexta-feira, 11 de setembro de 2009

MUWATTALLI II (1293 – 1271 a.C.) – Parte 2

Em cerca de 1295 a.C. Adadnirari I da Assíria, alegando que fora atacado por Shattuara I de Mitani, atacou o reino e levou o rei a Assur, e ainda que depois o retornasse ao trono de Mitani, o foi como mero vassalo. O seu filho e sucessor, Wasashatta sublevou-se posteriormente contra a Assíria e pediu a ajuda hitita; Muwatalli aceitou o pagamento feito pelos hurritas em troca da ajuda, mas esta não foi enviada, e Adadnirari ocupou Taite (Taidu) e outras cidades, e finalmente Irridu, o último foco de resistência hurrita (que foi destruída), e fez prisioneiros aos familiares do rei levando-os, e ao tesouro real, a Assíria. Acima, o domínio assírio sob Mitani às bordas dos domínios hititas.
Muwatalli estabeleceu a capital do Império em uma cidade ao sudoeste do país, nas terras baixas hititas, chamada Tarhuntassa. Hatusa foi encarregada a Mitannamuwa (que salvara a vida de seu irmão Hattusili) e era cabeça dos escribas (posto importante da Corte, que foi então ocupado por Burandaya, um dos filhos de Mitannamuwa). O motivo desta mudança, que provocou uma certa oposição, se deve com certeza a um “augúrio” dos deuses. Possivelmente foi uma escolha estratégia haja vista que a nova capital é mais próxima da Síria do que Hatusa: o Grande Rei quereria vigiar mais de perto as atividades bélicas do Egito em Canaã (Palestina) e possivelmente na Síria.
Neste momento, nas terras kaskas tinha a hegemonia a cidade de Pishuru. Ishupitta e Daistipassa, na Terra Alta hitita, eram aliadas de Pishuru e apoderando-se das terras de Landa, Marista e algumas cidades fortificadas dos hititas, estes não puderam os conter e kaskas continuaram avançando para o sul cruzando o rio Marasanda (o célebre rio Hális) e chegando até a terra de Kanis (Kanesh).
As cidades de Kurustama, Gazzuira e outra cujo nome não é possível ler (mas que começa por Ha ...) se uniram aos kaskas e atacaram as cidades hititas das proximidades. Durmitta também ficou sob controle kaska e atacou a região de Tuhuppiya. Ao lado, guerreiro hitita. Os kaskas não encontraram nenhum obstáculo na terra de Ippasanama, e puderam seguir em diante até atacar a terra de Suwatara. Apenas duas cidades, uma delas Istahara (a outra não é identificável) escaparam aos ataques kaskas.
Nestas circunstâncias Muwatalli decidiu criar um reino vassalo ao norte para o seu irmão Hattusili, com o encargo de conter os kaskas. A corte real fez-se cargo de fortificar Anziliya e Tapikka, que pertenciam ao novo reino, mas o Grande Rei se recusou a fazer campanha em Durmitta e Kurustama porque já era responsabilidade de Hattusili, e retornou a Tarhuntassa deixando o seu irmão sozinho com seus próprios recursos. As terras do novo reino, estavam quase todas nas mãos do kaskas e o mesmo Hattusili menciona-as como "terras vazias" (o reino era formado por Ishupitta, Marista, Hisashapa, Katapa, Hanhana, Darahna, Hattena, Durmitta, Pala, Tummanna, Gasiya, Sappa, o Rio Hulanna, Hakpis e Istahara, as duas últimas em "servidão", provavelmente administradas mas não faziam parte do reino). A capital foi Hakpis. A autonomia do rei era ampla com território de fronteira em parte por conquistar. O novo rei, com uma eficaz combinação militarismo e diplomacia conseguiu em dez anos restabelecer a ordem e repovoar muitas regiões. O ponto-chave da campanha foi a vitória militar sobre a cidade de Pishuru, que tinha conquistado de Taggasta até Talmaliya além de Karahna e Marista e reuniu um exercido com 800 carros de combate e numerosa infantaria; Pishuru foi derrotada decisivamente em Wistawanda quando o exército kaska vai se debandar quando da morte de seu chefe. Muwatalli enviou apenas 120 carros e não enviou infantaria. A reconquista das cidades hititas foi simples. Hattusili erigiu uma estela em Wistawanda.

REFERÊNCIAS:

http://www.hittites.info/history.aspx?text=history/Middle+Late+Empire.htm#Muwatalli2
http://gl.wikipedia.org/wiki/Muwatallis_II

Nenhum comentário:

Postar um comentário