quarta-feira, 29 de abril de 2009

TELIPINU (1525 – 1500 (?) a.C.)

Telipinu é normalmente considerado o último rei do Antigo Império Hitita. Para outros eruditos, o Médio Império começa com Tudhaliya II. Não há nenhum verdadeiro intervalo na história hitita entre Telipinu ou Tudhaliya II, embora o reino de Tudhaliya II realmente mostre a introdução de muitas influências dos hurritas anteriormente não vistas na terra de Hati. Ao lado, selo de Telipinu.
Telipinu, rei dos hititas, sucedeu ao seu cunhado Huzziya I após dar um golpe de estado e governou durante um período estimado de 25 anos. Ištapariya, era sua esposa, irmã em primeiro grau sucessório de Huzziya I. Ela tinha o sangue real e não Telipinu. Ela foi morta em uma intriga política bem como seu filho Ammuna. Também são mencionados nas fontes hititas como seus parentes: Harapšili, filha, nome também escrito como Hrapšeki, casada com Alluwamna. Tanto o Alluwamna como Harapšili foram banidos por associarem-se a um homem chamado Sanku, que tinha cometido o crime de reter um tributo de grão e vinho. Um certo filho Tahurwaili também é mencionado nas fontes. Ao lado, ilustração de guerreiro hitita. O Rei Huzziya tentou matar Telipinu e Ištapariya, mas Telipinu recebeu um informe sobre essa nefasta intenção e expulsou Huzziya e os seus cúmplices, assumindo o trono. Ao contrário de seus antecessores, ao assumir ao trono não ordenou assassinar ao seu predecessor imediato, antes conformou-se em desterrá-lo.
Telipinu parece ter crido firmemente que uma das razões da decadência do reino hitita era o contínuo derramamento de sangue dentro da família real e propôs-se a evitar ao máximo as chacinas dinásticas. Enquanto assegurou a ordem interna, Telipinu intentou obrigar às cidades que se rebelaram durante os conflitos dinásticos a retornarem à obediência hitita, logrando alguns êxitos. Ele destruiu a cidade de Hashuwa e derrotou Luhha, mas teve que conformar-se com as perdas das terras de Arzawa, as terras além dos Montes Tauro (principalmente Kizzuwatna) e a Síria. Entre suas guerras destacam-se várias campanhas militares contra o reino de Kizzuwatna, que se formou na fronteira com a Síria durante os tempos de Ammuna. Ishputahshu de Kizzuwatna reclamou o título de Grande Rei e seu reino foi poderoso no século seguinte. Mas estas campanhas obrigaram a Kizzuwatna a assinar uma aliança com Telipinu sendo este o primeiro tratado internacional entre dois Estados de que se tem notícia. Abaixo, mapa do Império Hitita nos tempos de Telipinu.

Após estes êxitos na política exterior, e devido ao provável assassinato da sua mulher e um dos seus filhos, Ammuna (que não deve ser confundido com o rei anterior homônimo), Telipinu concentrou-se em estabelecer normas claras de sucessão que evitassem o derramamento de sangue. O Rei procura consolidar a ordem interna proclamando um édito através do qual fornece uma série de reformas com o objetivo de reforçar a monarquia e, assim, uma estabilidade interna que permitisse grandes empresas em matéria de política externa. O Édito ou Proclamação de Telipinu, como ficou conhecido esse documento, salienta entre as leis que regulamentam a sucessão o princípio da primogenitura, ainda que deixe liberdade ao Rei para escolher qual de todos os seus filhos havia de sucedê-lo, bem como a criação de um Conselho (pankush) com poder para julgar casos de traição, de crimes de sangue no interior da família real e até mesmo crimes violentos cometidos pelo rei. O preâmbulo histórico com a lei também serve como uma fonte para a compreensão do passado do reino hitita, de acordo com a visão oficial dos acontecimentos. É um documento importante, já que inclui uma justificação com abundante material histórico, que ajudou a estabelecer os feitos de monarcas anteriores. O texto chegou até nós em uma versão escrita em acadiano (muito fragmentada) e várias cópias da sua tradução em hitita. Telipinu assim justifica essa regulamentação:
“Quando eu, Telipinu, me sentei sobre o trono de meu pai, fui para a cidade de Hashuwa para uma campanha e aniquilei a cidade de Hashuwa e o meu exército na cidade de Zizzilippa e em Zizzilippa teve lugar uma batalha. O derramamento de sangue da família real tinha afluído em demasia. A Ishtapariya, a rainha, mataram. E depois também mataram Ammuna, filho do rei. E os homens de deus andavam dizendo: "Olha, o derramamento de sangue em Hatusha tem afluído muito." Então eu, Telipinu, convoquei uma assembléia em Hatusa. E desde então em Hatusha não se faz dano a um filho da família real nem se desembainha um punhal contra ele” (§§ 24 e 27).
Telipinu morreu sem deixar descendentes varões, sendo assim, segundo as normas do seu próprio Édito, o herdeiro foi um dos seus genros, Alluwamna. Alguns estudiosos entendem, entretanto, que Telipinu foi sucedido por Tahurwaili. Acima, relevo de representando um guerreiro hitita.
REFERÊNCIAS:
http://gl.wikipedia.org/wiki/Telibinus
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fMiddle+Empire.htm
http://www.cervantesvirtual.com/portal/Antigua/hatti_textos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário