sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ARNUWANDA II (1320 – 1318 a.C.)

Primogênito e sucessor de Shuppiluliuma I. Sua rainha foi a Tawannanna Mal-Nikal (selo real ao lado), embora não atestada para o período ela é mencionada como tal no reino de Mursili II. Não teve herdeiros.
Enquanto príncipe, Arnuwanda participou ativamente da política hitita. Acompanhou seu pai em suas investidas militares, inclusive contra o Egito. Assumiu o trono de Hati após a morte Shuppiluliuma I devido à peste trazida pelos prisioneiros egípcios. O reino de Shuppiluliuma terminou com os Assírios hostis ao Hititas, mas sem enfrentamentos entre os dois reinos. Seu irmão mais jovem Mursili ajudou-o nas lutas contínuas de Hatt contra terras de Arzawa e os Kaskas.
Ao oeste, o soberano da Terra do Rio Seha morreu, resultando em conflitos dinásticos no reino. Um jovem filho do rei falecido, Manapa-Tarhunta, foi expulso da sua terra por seus irmãos sendo alvo de intenções homicidas de Ura-Tarhunta que se apossou do trono. Assim Manapa-Tarhunta foge à cidade de Karkissa. Em Karkissa, as suas posses foram tomadas pelos homens da cidade. Mas tanto o Arnuwanda como seu irmão mais jovem Mursili honraram Manapa-Tarhunta aos homens de Karkissa, e enviaram-lhes presentes. Deste modo o Manapa-Tarhunta tornou-se protegido pelo Karkissanos.
O reinado de Ura-Tarhunta foi curto. Logo, ele também foi expulso da Terra do Rio Seha. Agora com auxílio de Arnuwanda II, Manapa-Tarhunta foi instalado como o soberano da Terra do Rio Seha permanecendo assim, pelo menos, no curto reinado de Arnuwanda. Como o seu pai antes dele, Arnuwanda caiu vítima da peste que assolava em Hati. A sua doença pôs em sério perigo o Império. Quando as terras circundantes ouviram sobre a sua doença, revoltaram-se contra o governo hitita. Arnuwanda, contudo, não pode fazer nada, pois logo morreu da sua doença e sem deixar herdeiros diretos. Seu irmão, Mursili, é mencionado nos registros hititas como relativamente jovem e inexperiente. O Império Hitita ficou diante de um futuro incerto, sem sucessor indicado e com revoltas nas suas fronteiras. Abaixo, terras banhadas pelo Rio Seha (atual Bakirçay, Turquia), onde Arnuwanda II interviu no seu curto reinado.



REFERÊNICAS:

http://en.wikipedia.org/wiki/Arnuwanda_II
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Late+Empire.htm#Suppiluliuma1

Nenhum comentário:

Postar um comentário