sábado, 12 de setembro de 2009

HATTUSILI III (1274 – 1249 a.C.) - Parte 1

Ao lado selo real de Hattusili III, o qual foi filho de Mursili II, irmão de Muwatalli II e tio de Mursili III. Portou os títulos de Labarna, Grande Rei, Rei de Hati e Meu Sol. Sua esposa principal foi Pudu-Hepa, filha de Pentib-Sarri grande sacerdote de Lawazantiya, mas também esteve relacionado com uma princesa da Babilônia e com uma amorrita. Relacionou os membros de sua família com várias famílias reais dos países vizinhos fazendo assim várias alianças. Sua descendência foi: Nerikkaili, casado com uma filha do ex-rei de Amurru, Ben-Teshina e de sua primeira mulher. Nerikkaili foi tuhukanti (príncipe herdeiro), mas foi deposto. Tasmi-Sarruma (futuro Tudhaliya IV). Huzziya que foi chefe da guarda real em tempo de Tudhaliya IV. Seus outros filhos foram Hannutti, Hesni, Tatamaru, Upara-Muwa, Uhha-Ziti e Tarhunta-Piya. Sua filha Kilus-Hepa, foi casada com Ário-Sarruma rei de Isuwa.
Gasulawiya (nascida de uma esposa anterior a Pudu-Hepa) foi casada com o ex-rei de Amurru, Ben-Teshina (restaurado por Hattusili) e mãe provavelmente de Sausgamuwa, príncipe herdeiro de Amurru de onde era rei. Foi também com certeza a mãe de uma princesa casada com Ammistamru de Ugarit, que por causa de um adultério, teve de fugir para Amurru, mas foi extraditada por Sausgamuwa (então já rei) com o consentimento de Tudhaliya IV, e provavelmente foi executada. Hattusili teve também uma filha de nome desconhecido casada com um rei da Babilônia e outra filha Meth-Hor-Nefret-Ra, filha nascida de Pudu-Hepa, casada com Ramsés II em torno do seu 34 º ano de reinado juntamente com outra filha de nome desconhecido casada também com Ramsés II.
Durante seu reinado se conhecem alguns reis vassalos: Ini-Teshup em Carquemis, Ário-Sarruma em Isuwa, Ulmi-Teshup (Kurunta) em Tarhuntassa, Ben-Teshina em Amurru, Masturi em Seha, Kupanta-Kurunta em Mira e Kuwaliya. Ao lado, esfinge hitita em Carquemis: símbolo da presença e soberania de Hati. Hattusili quando nasceu estava doente e prometeu se fosse curado ser consagrado a uma divindade; quando de sua recuperação tornou-se sacerdote da deusa Sauska em Samuha durante todo o reinado de seu pai Mursili II. Não obstante o sacerdócio, seu irmão Muwatalli II destinou-o para outras missões. Certa expedição contra os kaskas foi dirigida por Hattusili, ao que seu irmão o nomeou governador na cidade de Pitteyarika, não longe de Samuha, embora não lhe tenha dado as forças militares que Hattusili reivindicava. Ainda assim Hattusili atacou os kaskas e derrotou-os grandemente nas proximidades de Hahha, onde deixou uma estela comemorativa, devolvendo aos hititas suas terras anteriores.
Os chefes kaskas prisioneiros seriam enviados para o seu irmão Muwatalli. Esta vitória fez com que Muwatalli o nomeasse chefe da Guarda Real (o terceiro cargo do Império após o rei e o herdeiro) e também o fez sumo sacerdote do deus das tempestades de Nerik (que era cultuado em Hakpis porque Nerik permanecia despovoada na zona kaska) e nomeou governador da Terra Alta Hitita com Samuha, Pitteyarika, Hakpis, Istahara, Tarahna, Hattina e Hanhana como principais cidades, todas à beira dos territórios kaskas. Acima, ilustração de membro da Guarda Real hitita.
O antigo governador da Terra Alta, Arma-Tarhunta, filho de Zida (irmão de Shuppiluliuma I), ficou relegado a uma posição secundária, da qual não gostou e começou a espalhar rumores sobre Hattusili acusando-o de se dedicar à bruxaria. Tais rumores chegaram a Muwatalli, que começou a suspeitar de seu irmão, o qual respondeu acusando a Arma-Tarhunta da mesma coisa. Então o Rei os fez passar num teste religioso (a Divina Roda) o qual Hattusili superou. Arma-Tarhunta foi condenado por bruxaria junto com sua mulher e filhos e as suas terras confiscadas e entregues a Hattusili. Mas, o Rei acabou declarando inocente a um dos filhos, Sippa-Ziti, por piedade, além do que Arma-Tarhunta era um membro da família real e já era velho; finalmente o confisco foi apenas de metade das terras e o acusado, mulher e filhos foram desterrados para Alashiya. Mas o episódio fortaleceu Hattusili que desde então recebeu as forças bélicas necessárias e venceu repetidamente aos kaskas.
Neste momento, nas terras kaskas a cidade de Pishuru tinha a hegemonia da região. Ishupitta e Daistipassa, na Terra Alta Hitita, eram aliadas de Pishuru e apoderaram-se das terras de Landa, Marista e algumas cidades fortificadas dos hititas, os quais não puderam mantê-las e os kaskas continuaram avançando para o sul cruzando o rio Marasanda (atual Kizil Irmak, imagem abaixo) e chegando até a terra de Kanesh.
As cidades de Kurustama, Gazzuira e outra cujo nome se perdeu se uniram aos kaskas e atacaram as cidades hititas das proximidades. Durmitta também ficou sob controle kaska e atacou a região de Tuhuppiya. Os kaskas não encontraram nenhum obstáculo na terra de Ippasanama e puderam acompanhar até atacar a terra de Suwatara. Apenas duas cidades, uma delas Istahara e outra não identificada escaparam aos ataques kaskas.
Nestas circunstâncias Muwatalli decidiu criar um reino vassalo ao norte para o seu irmão Hattusili, com o encargo de conter os kaskas. A corte real fez-se cargo de fortificar Anziliya e Tapikka, que pertenciam ao novo reino, mas o Grande Rei se recusou a fazer campanha em Durmitta e Kurustama porque já era responsabilidade de Hattusili e retornou a Tarhuntassa deixando o seu irmão sozinho com seus próprios recursos. As terras do novo reino estavam quase todas nas mãos dos kaskas e o mesmo Hattusili denominou-as como "terras vazias" (o reino era formado pelas cidades de Ishupitta, Marista, Hisashapa, Katapa, Hanhana, Darahna, Hattena, Durmitta, Pala, Tummanna, Gasiya, Sappa, o Rio Hulanna, Hakpis e Istahara, as duas últimas em "servidão", provavelmente administradas, mas não parte do reino). A capital foi Hakpis. A autonomia do rei era ampla, mas com território de fronteira em parte por conquistar. O novo rei com uma eficaz combinação de força militar e de diplomacia, conseguiu, em dez anos restabelecer a ordem e repovoar muitas regiões.
O ponto chave da campanha foi a vitória militar sobre a cidade de Pishuru, que tinha conquistado de Taggasta até Talmaliya conquistando ainda a Karahna e Marista e reunindo um exército com 800 carros de combate e numerosa infantaria.
Mas Pishuru foi derrotada decisivamente em Wistawanda quando o exército kaska se desbandou diante da morte de seu chefe. Muwatalli apenas enviou 120 carros e não enviou infantaria. A reconquista das cidades hititas foi sem complicações. Hattusili erigiu uma estela em Wistawanda. Tal era o poder de Hattusili que mesmo depois dessas campanhas foi possível a ele enviar forças ao seu irmão para a batalha contra o Egito em Kadesh na Síria. Ao lado, guerreiro hitita. Muwatalli combateu logo após a batalha de Kadesh a pequenos reis locais. Amurru teve que submeter-se novamente e o rei Ben-Teshina foi deposto e posto em seu lugar um tal Sapili. O Rei ainda conquistou Apa e depois retornou a Hati. Seu irmão Hattusili ficou vigiando os egípcios em Apa, onde permaneceu talvez dois anos, talvez até quando voltou Ramsés II com um exército dividido em duas partes: uma dirigida por seu filho Amon Hirhepesef que dominou as tribos shosu do Negev e do Mar Morto e os edomitas e dirigiu-se a Moabe. A outra parte, dirigida pelo Faraó mesmo, atacou Jerusalém e Jericó e em seguida entrou também em Moabe e juntou-se ao seu filho e juntos marcharam contra Hesbon e finalmente reconquistaram Apa, momento em que Hattusili teve de voltar, se não o fez antes, para as terras hititas.
Hattusili ao voltar a seu país passou por Lawazantiya onde fez oferendas à deusa Saushka (deidade tutelar do reino de Hattusili; corresponde a mesopotâmica Ishtar e a grega Afrodite; imagem ao lado) e casou-se com Pudu-Hepa, irmã de Pentib-Sarri, grande sacerdote de Lawazantiya, casamento que talvez não tenha tido a aprovação do Grande Rei. Depois voltou para o norte, ao seu reino de Hakpis onde fortificou Hawarkina e Dilmun, mas estourou uma revolta contra ele. Hattusili, carente de ajuda do Grande Rei, a pediu a seus aliados kaskas e esmagou a rebelião. Durmitta, Ziplanda, Hattena, Hakpis, Istahara e outras cidades seriam restauradas e repovoadas. Parece que Hattusili administrou até Hatusa.Nessa época a capital hitita era Tarhuntasa.
Hattusili pediu ao seu irmão a entrega de Ben-Teshina, ex-rei dos Amorreus, coisa que seu irmão lhe concedeu e ao rei deposto Hattusili garantiu uma residência pessoal na Hakpis. Esta relação foi favorável para a recuperação da dinastia de Ben-Teshina que Hattusili mais tarde haveria de restaurar.
Abaixo, relevo que retrata Hattusili e sua consorte Padu-Hepa em cerimônia religiosa.
Quando da morte de Muwatalli II, Urhi-Teshup, filho de segundo escalão, sem esperanças de sucessão, viu-se empurrado por circunstâncias especiais a uma posição em que parecia o herdeiro aparente. Finalmente foi o sucessor com o nome de Mursili III graças à ajuda de Hattusili que com ele firmou um acordo pelo qual o reino de Hakpis permanecia nas mãos de Hattusili.
Durante seu reinado Hattusili reconquistou Nerik depois de tanto tempo nas mãos dos kaskas. O território conquistado incluía as cidades de Nera e Hastira. Desde Nerik conseguiu dominar os territórios do monte Haharwa e a cidade de Marasantiya. Logo aconteceu um confronto entre Hattusili e Mursili III em que aquele acusou a seu sobrinho de se apoderar de territórios que ele repovoara (Pa e Tummanna) e de Samuha, e de levar habitantes do reino de Hakpis ao território do Grande Rei hitita.


REFERÊNCIAS:
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history/Late+Late+Empire.htm#Hattusili3
http://gl.wikipedia.org/wiki/Hattusilis_III

Nenhum comentário:

Postar um comentário