quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SHUPPILULIUMA II (1205 – 1177? a.C.)

Shuppiluliuma II era filho de Tudhaliya IV e irmão de Arnuwanda III. Foi o último rei do Império Hitita. Ao lado, relevo que retrata Shuppiluliuma II como um guerreiro. Portava os títulos de Labarna, Meu Sol, Grande Rei, Rei de Hati e Herói. Seu nome (tal como aparece em uma carta), na realidade era diferente de Shuppiluliuma I, pois ele se refere a si mesmo como Shuppiluliama, mas convencionalmente é citado como Shuppiluliuma II.
Alashiya (Chipre) sublevou-se e o Rei fez uma campanha contra essa ilha; travaram-se três batalhas navais e algumas mais em terra firme. O Rei ganhou a guerra; ergueu um monumento e instalou um governante vassalo na ilha.
Uma epidemia de fome foi superada graças ao envio de grãos do Egito.
Shuppiluliuma II fez campanha contra Tarhuntassa segundo uma inscrição. Mas não se sabe a causa da campanha, existindo três teorias: uma revolta do rei de Tarhuntassa (Kurunta ou um filho de Kurunta), os primeiros ataques dos povos do mar ou rebeldes internos.
Acredita-se que reconquistou Isuwa dos assírios e que o reino se tornou novamente vassalo, mas em todo caso, o domínio hitita foi breve.
Os ataques dos chamados Povos do Mar foram iniciados após o 1200 a.C. no oeste das terras hititas. O Grande Rei pediu a ajuda da cidade de Ugarit e de outros vassalos. Como se registra em uma carta sua a Ammurapi , rei de Ugarit: "O inimigo avança contra nós, e são muito numerosos ... tudo o que possa dispor, envie-os".
Ugarit (ruínas ao lado) enviou tropas e navios, deixando o seu próprio território indefeso; pouco depois Ugarit foi atacada por piratas. O rei de Ugarit escreve ao rei de Alashiya: "Os barcos do inimigo estão aqui, queimam as minhas cidades e passam-se coisas malignas no país; como vós sabeis todas as minhas tropas e carros estão no país dos hititas e os barcos estão em Lukka assim que o país está abandonado à sua sorte, os sete barcos inimigos que vieram de Alashiya fizeram muito mal, mas se vós vedes mais um barco do inimigo, faze-mo saber ".
Alguns súditos do rei que pararam em Alashiya com seus barcos renderam-se ou tiveram que se render ao inimigo. Pelo que se sabe, os barcos hititas e de seus aliados foram derrotados. O Grande Rei estabeleceu a linha de defesa com as tropas terrestres em Lawasanda. O general de Ugarit, Sipti Baqal informava ao seu rei do desastre: "O vosso servo foi ao posto fortificado de Lawasanda com o Grande Rei, e agora o Rei retirou-se e fugiu; fizeram-se sacrifícios".
Cronologicamente em uma última carta, o rei de Ugarit escreve a sua mãe que lhe enviasse uma mensagem tanto se os hititas se preparam para a batalha como se não o fazem.
As cartas de Ugarit foram conservadas em um armazém, porque as pessoas da cidade fugiram e as casas foram saqueadas e algumas queimadas, mas os armazéns de cartas não eram de interesse para os saqueadores. A cidade nunca mais foi habitada nem pelos antigos habitantes nem pelos invasores, mas as cartas foram conservadas. Abaixo inscrições em hieróglifos de Shuppiluliuma II.


O Império Hitita, provavelmente enfraquecido por lutas internas e pela dependência excessiva dos reforços previstos pelos estados vassalos, foi incapaz de resistir aos ataques dos povos do mar e principalmente dos seus antigos inimigos os kaskas e desapareceu da História, embora os vice-reinos de Carquemis e de Tarhuntassa sobrevivessem por algum tempo.
A data da queda do Império Hitita não é possível de se estabelecer. Não foi antes de 1185 a.C. Umas pranchas de Emar datariam a destruição desta cidade em 1178 a.C. e Hatusa foi destruída ao mesmo tempo, mas Hatusa (e sua região) com certeza foi destruída pelos kaskas e não pelos Povos do Mar. Hatusa ficou despovoada até muito depois foi repovoada pelos frígios. Foram encontrados indícios de povos do mar como povos estabelecidos em Tarso e Mersin.
O título de Grande Rei (Tabarna) foi mantido por Kunzi-Teshub de Carquemis no qual foi preservada a linhagem real de Hatusa já que Kunzi-Teshup era tataraneto de Shuppiluliuma I. Abaixo, inscrições em hieróglifos de Shuppiluliuma II.


REFERÊNCIAS:
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history/Late+Late+Empire.htm#Suppiluliuma2
http://gl.wikipedia.org/wiki/Suppiluliumas_II

Nenhum comentário:

Postar um comentário