segunda-feira, 18 de maio de 2009

TUDHALIYA III (1385 – 1380 a.C.?)

Filho de Arnuwanda I, Tudhaliya III foi declarado como tuhukanti, príncipe herdeiro, em uma cerimônia onde foi ungido como o futuro sucessor do rei. Mais uma vez um rei que pode reclamar o trono pelo sangue do seu pai sem chacinas dinásticas. Ao lado, selo conjunto de Tudhaliya III (à direita) e da rainha Shatandu-Hepa à direita.
Tudhaliya III portava os títulos de Meu Sol e Grande Rei. Seu nome em hurrita era Tashmi-Sharri. Teve duas rainhas: a primeira Shatandu-Hepa seguida por Tadu-Hepa.
Seus filhos foram: Tudhaliya, o Jovem, (possivelmente também neto ou genro); Shuppiluliuma e Zida.
O reinado deste rei representa um período de fraqueza do reino hitita onde a Terra de Hati sofreu muitas vicissitudes. No início de seu governo, Washukanni, a antiga capital de Mitani sob domínio hitita, já se encontra novamente nas mãos dos reis de Mitani. Quase todo o reinado transcorreu em luta contra os Kaska. As cartas encontradas em Tapikka (atual Maşat Hüyük, Turquia) mostram que nem todos os Kaska eram hostis e os comandantes de fronteira faziam tratados com alguns grupos, enquanto lutam contra outros e até mesmo utilizavam grupos Kaska para combater outros Kaska. Parte do reinado de Tudhaliya III é conhecido por causa da obra Feitos de Shuppiluliuma referente à carreira deste filho de Tudhaliya. A primeira parte indica que o inimigo havia capturado a cidade de Arziya. Tuttu de Shallapa, ao oeste do Reino, lutou contra o rei hitita e por algum motivo a cidade de Shallapa foi incendiada por Tudhaliya III. Mas, sendo a dita cidade muito importante, o fogo foi extinto para evitar a destruição total. Tudhaliya III fez uma expedição à região do Monte Nanni acompanhado de seu filho Shuppiluliuma. Esta campanha não é muito conhecida; o distrito foi fortificado e o filho de um homem chamado Zittara falou de um homem chamado Halpin-Muwa ao Rei, mas a história não foi preservada na íntegra. Abaixo, vasilha para beber de prata na forma de um punho do tempo de Tudhaliya III.


Em algum momento, Hatusa foi capturada, possivelmente pelos kaskas, e a capital hitita foi transferida para Shamuha. A capital parece ter permanecido em Shamuha para o resto do reinado da Tudhaliya III e de Shuppiluliuma I, pois o filho de Shuppiluliuma, Mursili, mais tarde vai relatar a captura de Hatusa junto com seu pai. Em seguida, conforme Os Feitos, Shuppiluliuma faz uma campanha contra a terra de Hayasha e contra os Kaska. Hayasha era um país ao nordeste do território hitita e seus habitantes eram vizinhos dos Kaska. Hayasha ficava ao leste da capital hitita Shamuha. Os hayases se recusaram a combater e evitaram o combate. Shuppiluliuma vai até do país dos Kaska onde ele luta e faz prisioneiros, os quais levou para Shamuha. Novamente Shuppiluliuma voltou a lutar contra os Kaska que se tinham reunido com todas as suas forças auxiliares. Shuppiluliuma se sai vitorioso mais uma vez (pelo menos, no dizer d`Os Feitos) e fez muitos prisioneiros. Então, em outra parte d`Os Feitos que pode ser lida, Tudhaliya III e seu filho Shuppiluliuma estão em Shamuha e este perguntou ao seu pai se o enviaria contra os inimigos, os Kaskas; com a anuência de Tudhaliya, Shuppiluliuma marcha ao interior do país de Hati encontrando os restos dos saques dos inimigos. Os Kaskas então voltam-se contra a cidade de Washaniya que vão saquear; após encaminham-se para montanha de Pirwasi e daí não se pode ler nada mais. Do que se pode ler ainda, outra vez Shuppiluliuma marcha contra os Kaskas. Novas tribos foram atacadas e derrotadas, deixando as suas armas. O Príncipe fortifica as cidades que foram abandonadas e as repovoa. Tudhaliya estava doente(ou ferido) em Shamuha, mas ao recuperar-se volta a fazer campanha em Masha e Kammala, regiões dominadas pelos kaskas localizadas ao noroeste de Hatusa e de onde ataca a região de Hulanna; trazendo seu filho, juntos vão vencer a Masha, mas enquanto combatem vitoriosamente em Kammala, os kaskas atacam as cidades recém fortificadas e povoadas por Shuppiluliuma e as destroem. Duas cidades, Kathariya e Gazzapa, são mencionadas como cidades que ajudaram aos Kaskas, possivelmente como o pagamento por não serem destruídas ou saqueadas. Tudhaliya e seu filho retornam e destroem as duas cidades e perseguem os Kaskas; iniciaram uma marcha em direção ao leste, que os levou a Hayasa onde lutaram contra com o seu rei Karanni (ou Lanni).
Posteriormente, Shuppiluliuma marcha contra a capital dos kaskas, Piyapili. Tudhaliya III estava enfermo ou ferido e não vai participar da campanha. Num trecho d'Os Feitos é descrito os males causados pelos kaskas os quais "o seu pai derrotou" e explica que os kaska que haviam invadido Hati estavam formados por doze tribos. Quando Tudhaliya ficou bom foi para a Terra Alta Hitita e batalha contra os kaskas em Zithara. Abaixo, mapa do reino hitita no tempo de Tudhaliya III.


Em outra ocasião, Shuppiluliuma demanda com Tudhaliya que o envie contra Arzawa no que é atendido. Os arzawanos são derrotados dentro do território hitita.
Ao final do reinado de Tudhaliya III, o reino de Mitani havia se dividido: no leste, reinava Artatama II e no oeste, Udhi atuava como regente de Tushratta.
A situação permaneceu estável até que Tushratta atingiu a maioridade e se livrou do regente e seus colaboradores. Tushratta de Mitani vai levantar uma revolta de príncipes vassalos dos hititas na zona de fronteira entre ambos os Estados e nomear Isuwa como reino vassalo de Mitani e leal a Tushratta que é declarado "suserano" da região revoltosa.
Shuppiluliuma correu para a área e derrotou os rebeldes, não todos de uma vez, mas um após o outro. Aqueles que foram capazes de escapar se refugiaram em Isuwa. Os Hititas quiseram revidar e tirar proveito da fraqueza de Mitani, fraccionada pela luta entre os dois aspirantes ao trono. Shuppiluliuma invadiu os territórios de Tushratta a oeste do Eufrates (provavelmente a parte ocidental da Isuwa), mas Tushratta foi com um exército e derrotou os Hititas que tiveram que abandonar o país e os rebeldes exilados permaneceram em segurança sob proteção da Mitani em Isuwa. Acima, guerreiros mitanianos.
Tarhunta-Radu, rei de Arzawa, entra em contato com o Egito para organizar um enlace com a filha do Faraó e este pede-lhe para enviar alguns kaskas como escravos e, em seguida, se diz numa fonte que "eu ouvi isso: está tudo acabado, a terra de Hatusa está destruída."
Outros territórios, acredita-se, mantêm uma amizade com os Hititas, como Wilusa; mas houve uma tentativa de Kizzuwatna restaurar sua independência com a ajuda de Mitani, que foi infrutífera. Após a morte de Tudhaliya III provavelmente o sucedeu seu filho Shuppiluliuma I, mas existe evidências do governo de Hattusili II, talvez um irmão Tudhaliya III, que alguns situam nessa época.

REFERÊNCIAS:
http://ca.wikipedia.org/wiki/Tudhalias_III
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fMiddle+Empire.htm#Tudhaliya3

Nenhum comentário:

Postar um comentário