domingo, 6 de setembro de 2009

MURSILI II (1317 – 1293 a.C.) – Parte 3

Mursili saiu de Tipiya e restaurou Istitina como centro das fortalezas da região. Estando lá decidiu combater contra Anniya, rei de Azzi e Hayasa (norte do Eufrates). Azzi acolhera alguns refugiados hititas inimigos de Shuppiluliuma I e agora aparecia unida com Hayasa. Mursili exigiu o retorno dos exilados, e o rei Anniya, que se recusou, respondeu com um ataque a Dankuwa.Mursili atacou Ura, uma fortaleza de fronteira que pertencia a Anniya. Este concordou então a retornar os exilados e embora o prometesse numa carta, não conseguiu cumprir com a promessa, já que com certeza os exilados já se puseram a salvo em outros lugares ou morreram. Quando Império Hitita cobrou o cumprimento a Anniya este alega que também Hatti não cumpriu com a entrega dos exilados de Hayasa e Azzi que estavam no reino hitita. Enquanto se faziam as negociações Mursili percebeu que Hutu-Piyanza, que governava Pala, havia de entrar em guerra contra a cidade de Wasumana e o Grande Rei o tinha que ajudar. Mursili enviou Nuwanza, seu copeiro, e os dois em conjunto conseguiram conquistar e destruir Wasumana. Nesse período Mursili foi solicitado em Kizzuwatna pelo sacerdote de Kummani para celebrar um festival religioso e deixou as operações do norte com Nuwanza indo-se para o sul. Ao dar-se conta disso, Anniya de Azzi aproveitou para atacar Istitina e Kannuwara, a primeira foi destruída, mas a segunda resistiu ao ataque e expulsou os atacantes que no entanto passaram a sitiar a cidade. Abaixo, uma versão do selo real cruciforme de Mursili II

No nono ano de Mursili, diante do fracasso da revolta a Nuhase, os assírios começaram a atacar Carquemis, onde reinava o irmão de Mursili. Como o Grande Rei estava em Kummani para o festival religioso, Sarria-Kusuh de Carquemis reuniu-se lá com ele e estando ali adoeceu e morreu. O ritos fúnebres, fizeram-se na presença do rei. Mursili enviou um tal Kurunta à região de Carquemis para pôr ordem a Nuhase, que talvez tivesse se sublevado e deu-lhe instruções de destruir o alimento (os grãos). Kurunta foi à região e cumpriu a missão, pois Nuhase foi devastada pela fome; Kadesh, rebelde sob o seu rei Aitakkama, foi assediada. Ário-Tesup, ao ver que o grão faltava na cidade assassinou seu pai Aitakkama e se proclamou-se rei declarando a sua lealdade ao Império Hitita e deixando Kurunta entrar na cidade. Aziru de Amurru, reino vizinho a região do conflito, vai permanecer leal e Mursili II reconheceu depois como rei o filho de Aziru, Duppi-Tesup.No norte, Kannuwara continua sob ataque de Anniya de Azzi. Para resolver as coisas, o rei consultou seus deuses sobre o que fazer em Kannuwara e (evidentemente) estes foram favoráveis a uma intervenção. O Grande Rei enviou ao príncipe Pilarete-Ziti em auxílio a Nuwanza para comunicar os novos augúrios favoráveis, e por fim os assediantes foram derrotados e um grande número morreu. Mursili saiu de Kummani e foi a Ashtata (Emar), onde construiu fortificações e, estando nesta cidade recebeu a Ário-Tesup de Kadesh e aceitando-o como vassalo. Depois foi a Carquemis para estabelecer um novo rei e proclamou a Sahurunuwa, filho de Sarri-Kusuh e pouco depois recebeu o juramento de Talmi-Sarruma como rei de Alepo em substituição de Telipinu I, irmão do rei hitita que falecera.Em Carquemis passou a norte, a Tegarama, mas decidiu ainda não atacar Azzi retornando ao sul, a Harã, onde recolheu provisões, e passou ao norte onde atacou a cidade de Yahresa, que atacaram de noite, de surpresa, e incendiou-a; de lá foi para a região de Piggainaresa, onde atacou os kaskas e de lá retornou a Hatusa e passou o inverno na cidade de Hakpis ao norte. Abaixo, o Império Hitita sob Mursili II.

No décimo ano fez a campanha contra Azzi; Anniya não queria fazer frente aos hititas em campo aberto e pôs seu povo nas fortalezas mais inacessíveis; Mursili só conseguiu conquistar duas fortalezas: Aripsa e Duskamma. Aripsa estava em um promontório rochoso no Mar Negro, e Duskamma não devia de estar muito longe. Quando ele conquistou Aripsa, Duskamma rendeu-se voluntariamente. A campanha acabou sem uma vitória decisiva. No décimo primeiro retornou a Azzi e “organizou” a região.
Os anais reais hititas indicam "um sinal do Sol" durante o décimo ano do reinado de Mursili, enquanto se preparava para lançar uma campanha contra os kaskas. Alguns estudiosos atribuíram este sinal a um eclipse. Astronomicamente falando, só há duas possíveis datas para o eclipse: a 13 de abril de 1308 a. C. ou 24 de junho de 1312 a. C. do calendário juliano. O eclipse de 1312 a.C. foi completo e ocorreu ao sul da Anatólia do Norte no início da tarde e sua visão teria sido espetacular para o exército de Mursili estacionado na Hatusa. O eclipse de 1308 a.C. foi parcial e teve lugar ao amanhecer e foi visível a sul da Arábia. Somente a sombra teria sido percebida na Anatólia e na Síria.
Em décimo segundo ano, combateu revolta de Mashwiluwa de Mira. O rei não tinha filhos e com permissão de Mursili II adotou o seu sobrinho Kupanta-Kurunta como herdeiro. Inesperadamente um dia o rei sublevou e convenceu a cidade de Pitasa para que se unisse-se a ele. Mursili foi a Sallapa e convocou a Mashwiluwa tentando chegar a um acordo, mas o rebelde negou-se a apresentar-se e fugiu para a terra de Masha. Mursili marchou contra Masha e destruiu-a em parte e enviou novos mensageiros a Mashwiluwa insistindo em que este comparecesse à sua presença e ameaçando as pessoas de Masha com a destruição do país se Mashwiluwa se recusasse. Os habitantes de Masha capturaram Mashwiluwa e o enviaram para o Grande Rei, e foi tratado com clemência (era tio do Rei) e foi-se instalar como governante (sacerdote?) de uma cidade sagrada do rio Siyanta. Mursili reconheceu que o filho adotivo não participou da revolta e num tratado estabeleceu como Kupanta-Kurunta rei de Mira e Kuwaliya, o qual até onde se sabe permaneceu leal a Mursili.
No resto dos anos de seu reinado fez campanhas contra os kaskas em Pala e Tummanna. Em algum momento dominou Mitani diretamente ou por uma revolta local contra a Assíria. Quando de sua morte foi sucedido por seu filho Muwatalli II.

REFERÊNCIAS:

http://www.hittites.info/history.aspx?text=history/Early+Late+Empire.htm#Mursili2
http://gl.wikipedia.org/wiki/Mursilis_II
http://es.wikipedia.org/wiki/Mursil_II
http://ca.wikipedia.org/wiki/Mursilis_II

http://es.wikipedia.org/wiki/Eclipse_de_Mursil

Nenhum comentário:

Postar um comentário