segunda-feira, 27 de abril de 2009

HANTILI I (1590 – 1560 a.C.)

Seu nome provavelmente significa "Primeiro" ou "Dianteiro”. Era casado com Harapshili, irmã de Mursili I, sendo conhecidos sua filha da qual o nome só foi preservado o fragmento final: sha ou ta e seu filho Pisheni.
Hantili I usurpou o trono assassinando, com a ajuda do seu genro Zidanta, ao seu predecessor e cunhado Mursili I quando este retornou de uma campanha militar na Síria.
Apesar de desconhecidos muitos detalhes do seu reinado, este provavelmente abarcou o período compreendido entre 1590 e 1560. Abaixo, ilustração do exército hitita em marcha com prisioneiros.

Começou o seu reinando continuando as campanhas na Síria que tanto sucesso tiveram nos tempos de Hattusili I e Mursili I, mas logo sofreu uma série de invasões hurritas, que saquearam grande parte do reino hitita. Seu reinado terminou quando foi assassinado, junto ao seu filho Pisheni e seus netos, por Zidanta, seu genro e cúmplice na conspiração contra Mursili I. Zidanta o sucedeu. O Édito de Telipinu assim se pronuncia sobre Hantili: "Hantili era copeiro e tinha a Harapshili, a irmã de Mursili, por esposa. Zidanta conspirou com Hantili e cometeram uma má ação: mataram a Mursili e perpetraram um feito sangrento. Hantili tevo medo: «Seguirei estando protegido em diante? Os deuses o tem protegido». Aonde ia, a população se tornava rebelde. As cidades de Ashtata, Shukziya, Hurpana e Kargamish deixaram de enviar regularmente tropas a terra de Hantili. E quando Hantili chegou a Tegarama, começou a dizer: «O que eu faço? Porque é que eu ouvi as palavras de Zidanta, meu genro?». Logo que chegou ao poder como rei, os deuses reclamaram pelo sangue de Mursili. Quando Hantili tornou-se velho e estava prestes a tornar-se um deus, Zidanta matou Pisheni, filho de Hantili, juntamente com seus filhos. Ele também matou a seus principais servos”( Édito de Telipinu §§ 10-18)
REFERÊNCIAS:
www.yorumkat.com
http://gl.wikipedia.org/wiki/Hantilis_I
http://www.hittites.info/history.aspx?text=history%2fEarly+Empire.htm#Mursili1 http://www.cervantesvirtual.com/portal/Antigua/hatti_textos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário